quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Canção para despertar os pássaros"

Carlos Lúcio Gontijo

A vida nos ensina a não tomar a parte pelo todo nem confundir segmento com seguidores. O invisível sempre age em nossa caminhada terrena, mesmo quando não acreditamos nem percebemos a presença de luzes espirituais benfazejas entre nós, preparando-nos para o término da precária e breve existência material.
Já nos alinhamos, no período “revolucionário” da juventude, ao lado do grupo dos inconformados, mas hoje, na condição de sexagenário, procuramos poupar nosso coração de aflições vãs, optando por aceitar a vida como ela é – num processo de adaptação sem sofrimentos nem desgastes diante das injustiças produzidas pelas ações humanas, apesar da pompa e do aparato de suas cortes guardiães da desordem, então tida como ordem social em nome da desigualdade, uma vez que não há como fazer de todo ser humano um próspero detentor de riqueza. Ou seja, é preciso que uma imensa gama de pessoas sobreviva na miséria, para que uma minoria viva como camada da população abençoada com o divino poder dos reis.
Assistimos com certa naturalidade ao avanço da predisposição dos que se colocam como responsáveis pelo destino da humanidade em propagar a exaltação a produtos culturais grotescos e desprovidos de valor capaz de auxiliar a sociedade na indispensável busca de aperfeiçoamento ou mesmo preservação de predicados morais e éticos inarredáveis para a construção da harmônica convivência social, fator garantidor do respeito ao supremo direito de ir e vir sem ser atingido por quaisquer atos de bala perdida disparada pela violência extrema, pela discriminação, pela intolerância, pelo fanatismo ou pelo moralismo de gente imoral travestida de cordeiro e ungida alma representante de Deus e Cristo na Terra.
A internet ampliou em muito o alcance de difusão de trabalhos literários ruins, que invadem as redes virtuais sem a necessária avaliação ou autocrítica de seus autores, levando os pretensos artistas da palavra a não avançar no tocante à qualidade, pois não contam com a velha lata de lixo, que no passado foi a grande conselheira de todos os escritores e poetas, que produziam em menor escala e não tinham a sublime inspiração de escrever um poema por dia como agora ocorre no âmbito da virtualidade.
Temos levado uma vida em que preferimos dar uma boiada para não entrar em polêmica, sob a certeza de que ter razão, na maioria das vezes, não vale coisa alguma. A realidade é que o individualismo e a vaidade estão presentes em tudo e, claro, que é erva daninha que também prospera no campo literário. Não é à toa que o aclamadíssimo Manuel Bandeira nos recomendava: “Quem não quiser fazer desafetos, comece não fazendo antologias”.
O moderno mundo cultural padece como nunca de excesso de vaidade, apesar de a literatura, em especial, ser processo dependente de longa maturação, situando-se como produção acima do imediatismo imposto pela sociedade de consumo, cuja filosofia se baseia na analise simplista que aponta como bom tão-somente o que é altamente vendido e comercializado, fenômeno que não serve de parâmetro para dimensionar a importância ou a qualidade de uma obra literária.
Contudo, ainda bem que de vez em quando, para compensar todo esse balaio de gatos em que nos metemos, nos deparamos com obra literária de intensa sensibilidade poética como a que se nos apresenta no livro “Canção para despertar os pássaros & novos planos de voo”, de Ádlei Duarte de Carvalho, onde somos abraçados por versos como “Viver é saber tocar./ Vencer é uma oitava acima”. Ou ainda, “O voo acontece/ Primeiro na alma,/ Depois nas asas/ Do passarinho”.
Título e Texto: Carlos Lúcio Gontijo, Poeta, escritor e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-