segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Duas curiosidades sobre a eleição presidencial nos EUA


Cesar Maia       
(BBC, 04) 1. Por que a eleição é sempre na terça-feira? O comparecimento às urnas nos Estados Unidos está entre os mais baixos entre as democracias. Mais de um quarto das pessoas não vota alegando estar ocupadas demais. Apesar disso, o esforço para mudar o pleito para os fins de semana fracassou, e a tradição é mantida até hoje. A terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro é a data oficial das eleições americanas desde 1845. Em meados do século 19, os Estados Unidos eram uma nação agrária, e os fazendeiros precisavam de muito tempo para ir aos locais de votação. Sábado era dia de trabalho, domingo era dia de descanso obrigatório, quarta-feira era dia de mercado. Com isso, a escolha para a votação foi a terça-feira.       
2. O gesto do polegar. Obama faz seu peculiar gesto com o polegar em debate com Romney. Uma presença constante nos três debates presidenciais foi o polegar de Obama. Em todos os eventos, o presidente falava gesticulando com seu punho firmemente fechado, e o polegar levemente acentuado. A especialista em linguagem corporal Patti Wood afirma que o gesto – que pode parecer pouco natural – provavelmente foi ensinado a Obama, em um esforço para tentar fazê-lo parecer mais seguro. "É uma arma simbólica", diz Wood. "Os oradores recebem aulas de como parecer forte e poderoso, e como conquistar a atenção da plateia. "Em um nível inconsciente, ela diz que o gesto é até mesmo fálico. "É um gesto sexual masculino. Homens mostram seus polegares e isso diz: 'Eu sou um homem'."
Cesar Maia, 05-11-2012

Tem mais curiosidades e fotos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-