sábado, 17 de novembro de 2012

É a esquerda que precisa de Salazar

Henrique Raposo

É a esquerda que precisa de Salazar. Os nossos queridos progressistas e revolucionários de cadeirão precisam de ver um Salazar em cada esquina, caso contrário ficariam sem nada para dizer. Estamos em 2012, mas a esquerda só consegue atacar a direita com acusações de salazarismo. Não há contra-argumentos, só aquela acusação que procura matar a discussão à nascença. O reductio ad Salazar tem o seu quê de cómico, mas também tem um efeito dramático: impede um debate adulto e europeu sobre a tal refundação do contrato social.
Exemplos? Nuno Crato quer, e bem, desenvolver o ensino profissional em Portugal, seguindo o modelo de países como a Holanda, Áustria e, sobretudo, Alemanha . Resposta da esquerda? O governo quer regressar ao tempo da segregação salazarista entre liceus e escolas técnicas. Será que a Alemanha e a Holanda são salazaristas? Quando se procura trazer para Portugal um debate sobre a saúde assente em bases alemães, holandesas e até obâmicas , o dr. Arnaut e companhia iniciam a gritaria da "destruição do SNS" e do "desejo do regresso ao antigamente". Acontece o mesmo com a segurança social.Quando se tenta dizer que Portugal tem de evoluir para um sistema de capitalização individual das reformas, aparece logo a ventania da "destruição da segurança social e do estado social" (já agora, este sistema de segurança social é basicamente o mesmo do tempo de Salazar e Marcello, mas não digam nada a ninguém). E Isabel Jonet? Abro um revista e uma historiadora garante-me que Jonet é a representação moderna de um clube de senhoras salazaristas. Claro. Nem podia ser outra coisa.
A esquerda precisa de Salazar para esconder a sua ausência de ideias, para tapar o seu espírito reaccionário, para legitimar a sua incapacidade de falar com a direita em pé de igualdade. O narizinho empinado da espécie exige uma presunção de superioridade moral, exige uma direita sem legitimidade para propor ideias. Salazar morreu há 42 anos, mas o ditador está em todas as esquinas para fazer a manutenção daquele narizinho fofo. 
Título e Texto: Henrique Raposo, Expresso, 16-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-