domingo, 18 de novembro de 2012

"Fauxtography" um passatempo popular dos palestinos

Osias Wurman
No tribunal da opinião pública a manipulação da mídia pode ser eficaz
Não é segredo que alguns palestinos tem uma maneira eficaz de manipular a mídia para ter soldados israelenses retratados como bárbaros e insensíveis, a fim de ganhar a simpatia para a sua causa.
Um vídeo feito no ultimo dia 09 de novembro, na Cisjordânia, esclarece ainda mais este fenômeno preocupante, pois mostra uma jovem com outras duas crianças, gritando - e até fisicamente empurrando - soldados israelenses, numa clara tentativa de irritá-los.
O que é ainda mais perturbador sobre este cenário é que a mãe da menina, obviamente, coloca a sua filha para fazer tal tarefa, enquanto filma todo o episódio desagradável e incentiva a filha numa tentativa de chamar a ira dos soldados.


Com sua mãe incentivando a jovem grita com o soldado em árabe: "Você é um traidor! Eu sei que você fala árabe. Nossos soldados são mais fortes do que você! Vou esmagar sua cabeça” Ainda com o incentivo de sua mãe a menina continua vomitando veneno e gritando: "Eu cuspo na sua cara. Vá assistir sua mãe em vez de lutar com crianças pequenas. Você é um traidor. Você mata pessoas para conseguir dinheiro de cães."
O termo "Fauxtography" ou "Pallywood" como é chamado pela imprensa israelense, muitas vezes, inclui fotos com cenários semelhantes - sem o contexto adequado, é claro - postado em vários blogs e Facebook.
Em fevereiro uma foto supostamente retratando um soldado israelense apontando sua arma e colocando o pé no peito de uma menina palestina, na verdade, acabou sendo desmentida e descoberta de serem de atores de uma peça de teatro de rua no Bahrein.
Durante o “teatro” feito pela menina, os soldados israelenses mantiveram a calma e deixaram as crianças os empurrarem, muitas vezes sorrindo em resposta.
O Arutz 7 citou uma fonte do exército que disse: "Fazemos todos os esforços para não cair em tais armadilhas, para exercer com moderação e usar apenas medidas de controle de multidão para dispersar os protestos".
O vídeo, que já foi assistido mais de 60.000 vezes é um exemplo perfeito de manipulação da mídia, segundo o porta-voz do exército, Avital Leibovich, que  postou em seu Twitter: "Usar crianças palestinas para provocações."
Em algumas situações, ativistas pró-palestinos pagam a crianças palestinas para realizarem suas performances. Assista ao vídeo abaixo:


Título e Texto: Osias Wurman, Rua Judaica

Um comentário:

  1. Os palestinos são instruídos pelos mullahs para provocarem ao máximo os soldados israelenses e guardam seus arsenais em hospitais, escolas,mesquitas e lugares onde o afluxo de pessoas é grande, como supermercados e feiras. De lá também fazem o lançamentos de seus foguetes contra populações civis de Israel, sabendo que, em seguida, os judeus irão bombardear o local de onde os foguetes foram disparados com o intuito premeditdado de causar o maior número possível de mortes civis que são chamadas de "mártires do Islã".

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-