quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Juros da dívida portuguesa deslizam há cinco sessões consecutivas

Boas notícias!   
Apenas por aqui e no (Diário) Económico podemos ler estas notícias. Nos restantes meios, nem pensar! Pois reflete algo de bom e o que a nossa Comunicação Social quer é más noticias, sabe-se lá para benefeciar quem!
Pois bem, vamos ao que interessa! Esta é a credibilidade que o País precisa para poder começar a crescer sustentavelmente. Boa, Gaspar e Passos!
Pedro Freitas, 22-11-2012, 13h12

Juros da dívida portuguesa deslizam há cinco sessões consecutivas
Diogo Cavaleiro
A avaliação da troika desencadeou o processo de descida das rendibilidades exigidas pelos investidores, no início da semana. A expectativa de que a situação da Grécia seja resolvida e o sucesso do leilão em Espanha alimentam, hoje, o optimismo em torno da dívida nacional e de Espanha e Itália.
Imagem: Pedro Elias/Negócios
As taxas de juro implícitas da dívida nacional estão hoje, quinta-feira, a recuar, num comportamento que se verifica há já cinco sessões consecutivas. Todas as maturidades registam descidas, sensdo que só a taxa exigida nos títulos a oito anos está acima de 8%.
Os investidores pediam, há uma semana, uma taxa implícita superior a 6% para negociar títulos de dívida nacional a dois anos. Hoje, os investidores pedem uma taxa de 4,4%.
As obrigações a dois anos são o exemplo de um comportamento de descida que se verifica há cinco dias nas rendibilidades exigidas por quem se mostra disponível a comprar dívida nacional. Estas rendibilidades, conhecidas como “yields”, são maioritariamente indicativas, já que o mercado secundário de dívida tem-se caracterizado, após o pedido de ajuda externa no ano passado, pela reduzida liquidez. Ou seja, os investidores apenas indicam as taxas a que estão disponíveis a cobrar, sem que seja certo que se concretizem.
A rendibilidade associada às obrigações a dez anos, que evolui em sentido contrário ao preço das obrigações, está a recuar 4,8 pontos base para 7,8%, depois de ter estado perto dos 9% na semana passada. Uma menor rendibilidade reflecte um preço mais elevado das obrigações, que assinala uma maior confiança nesses activos. Ainda assim, as taxas pedidas na negociação de títulos de dívida nacional continuam a ser demasiado altas para que o País se consiga financiar no mercado de dívida de longo prazo primário.
Em Portugal, o comportamento de descida das taxas de juro foi impulsionado pela avaliação “positiva” da troika na sexta avaliação ao programa de ajustamento de Portugal, no início da semana. Ontem, também foram deixadas palavras de elogio a Portugal por parte de Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças alemão.
O país contou ainda, esta semana, com a emissão que o IGCP realizou no início do ano, em que se colocou 2 mil milhões de euros, com custos ligeiramente mais altos.
()
Diogo Cavaleiro, Jornal de Negócios, 22-11-2012, 12h18

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-