quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nova jazida americana de petróleo é o dobro de todas as reservas da OPEP

Francisco Vianna

Primeiras explorações na Green River Formation avaliaram mais petróleo aproveitável que em toda a OPEP
Segundo recente relatório do U.S. Government Accountability Office – GAO, o potencial de petróleo aproveitável na jazida da Formação Geológica de Green River, nos estados americanos de Utah e Colorado, seria “igual ao de todas as reservas mundiais de petróleo conhecidas”, informou a ABC News. Esse volume explorável seria apenas equivalente à metade de todo o óleo existente na jazida, mas já igual às “reservas comprovadas de petróleo do mundo inteiro”. O total seria, portanto, o dobro das reservas confirmadas do cartel internacional da OPEP. Tanto o GAO como a indústria privada estimam que o petróleo aproveitável na jazida atingiria o montante volumétrico de três trilhões de barris.
“Nos últimos 100 anos, toda a humanidade consumiu 1 trilhão de barris de petróleo. E nós temos aqui várias vezes isso”, disse Roger Day, vice-presidente para as operações da American Shale Oil (AMSO). A jazida não foi incluída no recente relatório da Agência Internacional de Energia – IEA, a qual predisse que, por volta de 2020, os EUA serão o maior produtor e exportador de petróleo do mundo.
O governo federal já autorizou perfurações experimentais na área da Green River Formation. A exploração da jazida deve usar métodos de extração inovadores devido às camadas de rochas, mas já se pressente a hostilidade dos “verdes”.

Superfície da macrojazida da Green River Formation, no Utah e no Colorado, EUA
Na Estônia, há 30 anos, a petroleira ENEFIT desenvolveu e aplica a tecnologia de extração que serviria para esta macrojazida.
No Canadá, outra petroleira utiliza uma técnica diferente em condições análogas. Até que a produção em grande escala se torne rentável serão necessários alguns anos de pesquisas e investimentos. Frank Rusco, diretor da GAO, afirma que “não há dúvida de que o petróleo está ali, 3 trilhões de barris dele. A tecnologia para avaliar as reservas é bem acurada... Agora a questão é extraí-lo de lá de forma lucrativa”.
A sorte dos americanos é que lá NÃO EXISTE NENHUM MONOPÓLIO ESTATAL – OU MESMO PRIVADO – DO PETRÓLEO...
E pensar que os profetas do catastrofismo ambiental, como os do Clube de Roma, anunciavam que o petróleo acabaria em 1980!!!
Título, Imagens e Texto: Francisco Vianna, 21-11-2012

Uma ótima notícia para o mundo ocidental. E péssima para os "istas" que vão ter que trocar o disco da acusação aos EUA: sempre que intervêm num país, é por causa do... petróleo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-