sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Rosicléa, acho que você está enganada, existe uma única luta"

Copacabana, 30 de agosto de 2009. Foto: Paulo Resende

Rosicléa,
Acho que você está enganada, existe uma única luta que é não só para o Aerus voltar a pagar aos aposentados, como também pagar as reservas de poupança dos que ainda não estavam aposentados, esse dinheiro não é pouco não, tenho vários amigos cujas poupanças variam entre R$ 200 a R$ 300 mil. A demora da ação é longa mesmo, isso é que está errado no nosso Brasil, a justiça ser lenta… demasiadamente lenta. A diferença é que os aposentados, por serem mais velhos e estarem em situação mais vulnerável, conseguiram uma "tutela antecipada", a ação é a mesma com essa diferença, os aposentados passariam a receber imediatamente mesmo sem a ação ter "transitado em julgado" ou seja, sem a sentença final definindo quem tem razão ou não. Eu cheguei a imaginar que poderia haver uma solução geral para todos nós, que o governo ia sentar prá conversar e resolver logo toda essa questão, para os aposentados e para os que deixaram no Aerus suas reservas de poupança - aposentado não tem reserva de poupança, depois que você passa a receber a suplementação após se aposentar, o que existe tem o nome de "reserva matemática", os ativos têm a reserva de poupança e que no final, quando a ação "transitar em julgado", receberão com todas as coreções e juros. A "tutela antecipada" é só para quem já está aposentado por conta da maior fragilidade desses, mas também esses só terão a sua situação resolvida definitivamente, quando a ação "transitar em julgado" ou seja, é possível que demore ainda mais 5, 6, 7… ou 10 anos. Isso é absurdo, e é por isso que existe a tutela antecipada, pois imagina-se que as pessoas não têm condições de esperar pela ação transitada em julgado. Você não estava fazendo figuração não, você está enganada, você estava lutando pela sua reserva de poupança, é tudo um processo só, apenas com a diferença da tutela antecipada para os aposentados, se o advogado requeresse tutela antecipada para todos, que argumento ele deveria usar? Acho estranho o pessoal que está na sua situação se manifestar tão pouco, a maioria do pessoal que se manifesta é de aposentados. Em tese, se no final a nossa ação for julgada improcedente, nós teremos que devolver à União o que recebemos antecipadamente, e vocês ficariam mesmo sem receber nada.
Acho que com essa explicação você vai entender que não estava fazendo nenhuma figuração, você estava lutando pelo seu direito, coisa que, parece, o pessoal na sua situação não tem feito. O pessoal que ainda não estava aposentado, foi tungado também pelo Aerus, há um valor muito grande de $$ que representa as reservas de poupança de todos vocês. Uns com valores muito altos porque estavam próximos da aposentadoria e haviam contribuido com muito, outros, com valores bem baixo, pois trabalhavam na empresa há pouco tempo, contribuiram portando com bem menos. Espero que este post te deixe menos indignada. Quando nós, aposentados - e se - começarmos a receber, lá na frente, daqui a mais 5 ou 10 anos, quando a ação for transitada em julgado, se nos for favorável, já estaremos recebendo o que nos era devido e você receberão também, o valor de suas reservas de poupança, corrigido e com juros. Acho até que aí, o governo poderia acenar com propostas, como transferir esse valor para um fundo que passaria a pagar vocês mensalmente, ou pagar tudo de uma vez ou ainda parceladamente, tudo isso é pura adivinhação do que vai acontecer, só daqui, ainda, uns 5 ou 10 anos ou até 15 anos, o que é uma vergonha o quanto nossa justiça é lenta e portanto incompetente. Abraço.

Andei me informando melhor, para ter certeza, e é você que está enganada, a ação movida pelo SNA através do Escritório de Advocacia do Dr. Maia, está requerendo o pagamento de todos do Aerus, aposentados, pensionistas e também todos os que ainda não haviam se aposentado e lá no Aerus deixaram as suas reservas de poupança - o que parece ser o seu caso - e a luta é a mesma, de jeito nenhum você estava fazendo figuração. A única diferença é que para nós aposentados requereram "tutela antecipada" e para vocês não, mas todos serão pagos, o problema é coletivo e a ação é coletiva, triste é constatar na própria pele o que sempre soubemos: nossa justiça é absurdamente lenta. Como a média de idade do pessoal que está na mesma situação que você é bem menor que a média dos aposentados, não havia argumentos para solicitar "Antecipação de Tutela" para vocês. Os aposentados só receberão os atrasados desde abril de 2006 quando a ação "transitar em julgado". Acho que estou sendo repetitivo, mas, mais uma vez, você não estava fazendo figuração, muito menos à toa.
Abraço,
Paulo Moura

Relacionados:

Um comentário:

  1. De Rosicléa, por e-mail:
    Muito obrigada pela sua preocupação comigo, Paulo, porém, eu recebi um email da GRAZIELLA.
    Vou te encaminhar o e-mail da Graziella via o "Cão que fuma", pois eu não tenho o seu e-mail. E o escritório do Dr. Maia nunca me respondeu nada.
    Muito obrigada pelo seu carinho.
    Abraços
    Rosicléa

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-