quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vitor Gaspar sobe no "ranking" dos ministros das Finanças do Financial Times

Paulo Moutinho  
Sétima edição do "ranking" da publicação britânica volta a destacar Wolfgang Schäuble como o melhor no cargo. Luis de Guindos, de Espanha, é o pior.

Foto: Miguel Baltazar
Vítor Gaspar deu um salto no “ranking” realizado pelo “Financial Times”. De 18º, o ministro das Finanças português surge, este ano, na 10ª posição, logo atrás de três estreantes: Steven Vanackere (Bélgica), Vittorio Grilli (Itália) e Peter Kazimir (Eslováquia), numa classificação liderada por Wolfgang Schäuble.

O “ranking” decorre da ponderação de três critérios: o político, o económico e, por fim, o critério da credibilidade, que a publicação britânica assume medir-se pela evolução das “yields” da dívida pública. Ou seja, pelo custo de financiamento do país.

É no primeiro critério que Vitor Gaspar, que o Financial Times identifica como um “tecnocrata sem anterior experiência política”, obtém a sua melhor classificação. Fica no terceiro lugar do pódio, só superado por Anders Borg, da Suécia, e Wolfgang Schäuble, da Alemanha.
()
Título e Texto: Paulo Moutinho, Jornal de Negócios, 22-11-2012


O ministro socialista francês está em 16º lugar. Que injustiça, né não?? 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-