segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

"É linda, porém, muito suja."

Otacílio Guimarães
Oi Jim, tudo bem?
Primeiramente quero lhe desejar um novo ano bem melhor que este que está no final e lhe dar os parabéns pelo seu blog e seu trabalho em prol da decência humana.
Segundamente (!?!?!?... hehehe!?) comento que o artigo abaixo também se constitui num documento em defesa da decência humana. Estive na Rússia e gostei muito de suas belezas naturais, mas não gostei nada do povo russo, me referindo aqui às massas estúpidas que lá, tanto quanto no Brasil, abundam. Rússia e Brasil são países talhados para o surgimento dos Putins e os Lulas da vida. Deixemos a Dilma Roussef de lado pois esta é hors concours e nem merece comentários de tão idiota que é.  
Mas o que eu quero mesmo comentar neste e-mail é o artigo da Tatiana Valadares Gonçalves sob o título A diferença entre os Estados Unidos e o Brasil. Tatiana disse tudo e eu nada teria a acrescentar a não ser uma coisa: as diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil são tantas que não dá para enumerar, e as semelhanças se resumem numa simples palavra: NENHUMA!
O problema, amigo, é que a inveja é um sentimento próprio dos inferiores. Veja o seguinte: no Brasil quando alguém é bem-sucedido por méritos próprios, ao invés de ser admirado e imitado, é invejado e criticado. Muitos dizem: está bem de vida porque roubou.
Como bem disse a Tatiana, o brasileiro não costuma olhar para dentro de si a fim de perceber sua inferioridade e tentar corrigir a desvantagem que tem em relação a outros povos. Não lê as notícias verdadeiras sobre o desastre que é o governo brasileiro e prefere descobrir o que os governos de outros países estão fazendo de errado. Um evento como este comentado por ela do massacre numa escola, é motivo para considerar todos os norte-americanos loucos. Entretanto, os mais de 50 mil assassinatos ocorridos no Brasil todos os anos não lhes causam nenhuma preocupação. Ou seja, vivem para fora e não para dentro como deveria ser. Se importam com a vida alheia sem cuidar da sua própria.  


Recentemente eu estive no Rio de Janeiro com minha esposa que não conhecia o Brasil. Perguntei-lhe o que tinha achado do Rio e sua resposta foi: “É linda, porém, muito suja”. E olha que nós estivemos apenas na parte nobre do Rio de Janeiro, ou seja, Lagoa, Botafogo, Copacabana e no centro onde fica a Cinelândia. Como não somos celebridades, não subimos os morros para conhecer as favelas cariocas. Imagine qual teria sido seu comentário caso tivéssemos ido até lá.
Um povo que se acostumou a viver na sujeira bem revela o que é.  
Uma coisa que lhe deixou curiosa foi o metrô do Rio. Não tem bancos e as pessoas viajam em pé. As estações são um lixo comparadas com as do metrô de Nova Iorque, que é bem antigo e onde as pessoas, em sua maioria, viajam sentadas. Em pé, só no horário de pico quando enche.  

Fui lhe mostrar o Corcovado. Me arrependi. Subir naquele trenzinho de duas composições para ver o Rio do alto, é algo que causa verdadeiro sofrimento dada a bagunça e a desorganização do serviço. As acomodações em baixo e em cima para quem espera o trem por um longo período, porque não se consegue passagem para o próximo, são extremamente precárias e desconfortáveis.  
Na chegada e na saída da cidade, outra decepção: o aeroporto do Galeão está simplesmente caindo aos pedaços. Sujo, feio, se salva apenas pela gentileza do atendimento das pessoas que ali trabalham. Ao aterrissar, o avião leva meia hora taxiando para chegar ao terminal. Para decolar, leva o mesmo tempo. Isto não ocorre em nenhum aeroporto dos Estados Unidos.  
Bem, estamos hoje em Perth, Austrália, a metrópole mais isolada do mundo, com minha filha, meu genro e meus netos. Estes não conheciam a Austrália e estão simplesmente encantados com tudo. Minha filha não para de comentar: “Meu pai, que país maravilhoso. Aqui tudo funciona maravilhosamente”. Vieram direto para Darwin, depois fomos para Alice Springs, no coração do deserto australiano e agora estamos aqui esperando a virada do ano para daqui a algumas horas. Um problema surgiu: meus netos Vicente e Maria Clara não querem mais voltar para o Brasil. Tomara que os pais resolvam o mesmo.  
Um grande e forte abraço,
Otacílio Guimarães, 31-12-2012

Relacionados:
"O povo brasileiro, em sua maioria, acredita naquilo que não funciona: governo, destino e deus"
"A Cidade Maravilhosa se tornou uma favela só"

2 comentários:

  1. o relato dela é para se pensar, mas está recheado de erros de português. Isso é outro problema do país: ninguém sabe escrever. Uma primeira dica que deveria ser dada: chefia, se você tá na dúvida se deve ou não colocar a vírgula, então não coloca pq voce nao sabe como usa-la. A rapaziada coloca virgula a cada meio cm de frase.

    ResponderExcluir
  2. "recheado de erros de português"?!...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-