sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Governo português assina com BEI acordo de garantia de carteira até 2,8 mil milhões

Ana Laranjeiro

BEI libertou também a última tranche – no valor de 450 milhões de euros – para o co-financiamento de projectos com fundos comunitários. Vítor Gaspar destaca que acordos “são muito importantes”.


O Governo português e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram esta sexta-feira um acordo de garantia de carteira num valor até 2,8 mil milhões de euros. Esta sexta-feira foi também acordada a libertação da última tranche, no valor de 450 milhões de euros, para o co-financiamento de projectos com fundo comunitários.

“Estes dois acordos que foram assinados são muito importantes”, disse Vítor Gaspar (na foto), acrescentando que “a linha de crédito de 450 milhões de euros para financiar a contrapartida nacional e projectos co-financiados com fundos estruturais” dá “continuidade a operações deste tipo que o BEI tem desenvolvido no nosso País no passado”.

Por outro lado, o ministro das Finanças destacou o carácter inovador da “ideia de produzir uma garantia do Estado para uma carteira de investimentos”, que foi apresentada pelos funcionários do Tesouro português e do BEI. “O montante máximo de garantias em causa é de 2,8 mil milhões de euros. Isso permite não só garantir as operações que o BEI estava a desenvolver em Portugal no valor de cinco mil milhões e euros, e que tinham problemas de garantia dada a deterioração da notação de crédito por parte dos bancos portugueses, como também permite ainda uma expansão da actividade do BEI em Portugal, isto é, o financiamento de novos projectos num montante até mil milhões de euros” acrescentou.

Por outro lado, explicou, “a garantia que é oferecida pelo Estado português de 2,8 mil milhões de euros é uma garantia a uma carteira diversificada de projectos e permite que o BEI mantenha e aumente a sua exposição a Portugal”.

“São iniciativas com uma dimensão macroeconómica muito significativa e que são um contributo muito importante que o BEI dá a recuperação da economia portuguesa”, sublinhou.
Título, Foto e Texto: Ana Laranjeiro, Jornal de Negócios, 07-12-2012, 16h18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-