segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Isabel Jonet e os fanfarrões sociais

Henrique Monteiro
Os factos são factos, não vale a pena discuti-los. As opiniões, sim, podem discutir-se quase eternamente. E foi no plano das opiniões que Isabel Jonet foi atacada de uma forma inacreditável (do meu ponto de vista, que aqui escrevi isso mesmo), levando a que nas redes sociais muita gente jurasse nem mais um quilo de arroz oferecer ao Banco Alimentar.
A verdade é que as dádivas deste fim de semana ficaram acima das expectativas. No plano dos factos, as palavras de Isabel Jonet não tiveram qualquer influência negativa na generosidade dos portugueses. Pelo contrário. Se alguém recusou dar (os que juravam não mais dar, alguma vez deram?), não se notou entre as 2914 toneladas de ajuda.
As redes sociais estão a tornar-se num viveiro de declarações grandiloquentes, mas despidas de qualquer sentido. Numa espécie de amplificador de ferrabrases e de vociferadores. Basta lembrar os pretensos boicotes ao Pingo Doce ou recentes convocatórias de manifestações pífias (depois do enorme sucesso que teve a de 15 de Setembro) para perceber que um pretenso boicote ao Banco Alimentar era fanfarra.
Felizmente, as pessoas são muito mais sensatas na sua ação concreta do que as redes sociais deixam a entender.
Título e Texto: Henrique Monteiro, Expresso, 03-12-2012

Relacionados:
"Nunca disse que os pobres têm de se habituar à pobreza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-