quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Cebolão da Barra da Tijuca: samba do crioulo doido

Prezados,
Interessante e cruel realidade!  
Para as pessoas que não conhecem bem essa parte do Rio, merece ser esclarecido o filmete abaixo. O local filmado mostra parte da confluência das principais vias da Barra da Tijuca, que são as Avenidas das Américas e a Ayrton Senna. Nessa confluência, além de suportar fluxos de veículos vindos da Zona Sul, Praias, Norte e Oeste do Rio, existe todo um conglomerado de prédios e instalações que funcionam como atrativo, de crescente número de pessoas. Entre estes se destacam o Barra Shopping - com ampliações sucessivas, Hiper-Mercado Carrefour e o Terminal Alvorada – com diversas linhas de ônibus para todo o Rio, inclusive o BRT (Ligeirão). Este último, situado numa extremidade de um enorme círculo de tráfego de veículos, que os cariocas apelidaram de Cebolão, onde se insere também, no outro lado, a obra do prédio, inacabado, da Cidade da Música, da época do prefeito Cesar Maia.  
O que mostra no filmete diurno é fluxo de veículos fora dos horários de pico. A fimagem noturna dá ideia dos engarrafamentos constantes, nas demais horas do dia, quando se gasta quase uma hora para se ultrapassar o nó de tráfego naquele local, quando em situação nomal não se despenderia mais que 03 minutos, a depender dos sinais luminosos. No futuro, quando a Cidade da Música estiver funcionando, a situação do tráfego no local deverá ser bem pior. Mas nada que o carioca ainda não esteja familiarizado, como nas nossas demais grandes capitais.
O que se construiu no local foi um arremedo de solução de tráfego urbano, onde o fluxo em direção ao Recreio, quem vem da praia pela Av. Ayrton Senna, pegaria à esquerda; quem vem das pistas da Av. das Américas, do Barrashopping ou do Carrefour, vem pela pista interna e cai à direita. E os veículos vindos na pista central em direção à Av. Ayrton Senna teriam obrigatoriamente de seguir em frente. Ou seja, o problema maior naquele ponto, é de sinalizações/orientações prévias adequadas e hábitos ainda não assimilados pelos motoristas.  
Então, vamos ser otimistas, pois poderá ser pior, se a quantidade de veículos particulares continuar a crescer nos centros urbanos e não mudarmos nossos hábitos, a exigir maior quantidade e qualidade dos transportes coletivos.   
Fraternais abraços.
Fernando Azevedo, 05-12-2012

Quanta incompetência! Difícil acreditar que as pessoas que projetaram isto possam estar cuidando do nosso trânsito.
É só uma questão de tempo para começarem a acontecer os acidentes (e grandes!). Pior é que vão culpar os motoristas. O vídeo chega a ser engraçado, se não fosse trágico. E já saiu até na Globo!


Colaboração: Eronides Pereira Ribeiro

2 comentários:

  1. Conheço essa área e realmente é muito perigosa. Não sei se culpa da sinalização ou dos motoristas apressados que querem levar sempre vantagem.
    Não deveria ser permitido essas manobras pra direita ou esquerda logo em cima de uma saída de vários pontos.

    ResponderExcluir
  2. é incrível a quantidade de analfabetos poderosos. Eles não sabem ler mas tem carros caros.
    Sabe Jim, há dois mergulhões que direcionam quem quer ir pro 'recreio dos bandeirantes', um à direita e outro à esquerda pra poder deixar a pista central de quem vão pra linha amarela, Jacarepaguá, etc, livre.
    Os analfabetos vêm lá da direita pra pegar o mergulhão à esquerda. É isso.

    Circe Aguiar

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-