sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sai pra lá, urubu!

Nações Unidas avisam Artur Baptista da Silva que “não está autorizado” a falar em nome da organização
Artur Baptista da Silva “não é e nunca foi” funcionário das Nações Unidas nem está autorizado para falar em nome do programa para o desenvolvimento (PNUD), reiterou hoje a organização.


Num comunicado oficial, divulgado em português e em inglês no ‘site’ do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD confirma que Artur Baptista da Silva “não é e nunca foi funcionário do PNUD, nem porta-voz autorizado para a organização de desenvolvimento global”.
O PNUD acrescenta que “as opiniões do Sr. Artur Baptista da Silva são única e exclusivamente dele e não refletem a posição da organização” e vai notificá-lo de que “não está autorizado a falar em nome da organização”.
Artur Baptista da Silva apresentou-se como consultor da ONU e coordenador de um suposto Observatório Económico e Social criado no âmbito do PNUD, perante várias associações, entre as quais a Academia do Bacalhau e o International Club of Portugal, sendo inclusivamente convidado como orador num jantar-debate organizado por esta entidade.
Nesta qualidade deu ainda várias entrevistas a rádios, jornais e televisões, afirmando ser também autor de um estudo sobre pobreza e desigualdade, que teria sido inclusivamente premiado com um Feelings Award da UNESCO.
O trabalho é, na realidade, da autoria de Martin Ravallion, ex-diretor do departamento de investigação do Banco Mundial, que disse à Lusa desconhecer Artur Baptista da Silva ou como beneficiou deste plágio.
O pretenso especialista, que afirmava também ser professor de uma universidade norte-americana que já não existe, enviou na quinta-feira um “esclarecimento” à agência Lusa, garantindo que é apenas "colaborador voluntário" da ONU.
Confirma nessa nota que foi condenado por duas vezes: num dos casos não explica qual o crime cometido, noutro reconhece ter sido culpado de um "trágico atropelamento mortal", pelo qual cumpriu pena de 13 meses de prisão efetiva.
O semanário Sol noticia na sua edição de hoje que o falso coordenador da ONU é alvo de 18 processos-crime, alguns dos quais ainda em fase de investigação.
Jornal “i”, 28-12-2012
Leia também:

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-