segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

[Varig/Aerus] A banana

Hoje, 31 de dezembro, é o último dia do ano. Para nós, ex-trabalhadores da Varig e Aposentados Aerus, é só mais um dia, quer dizer, é o dia da véspera do sétimo ano. Sim, vai fazer sete anos que os ex-trabalhadores da Varig não veem a cor dos seus direitos: não receberam os salários atrasados (quando a empresa fechou havia quatro meses que não recebiam os seus salários), não puderam sacar o FGTS, não puderam receber as suas poupanças no Instituto Aerus de Seguridade Social… enfim, a eles foi lhes mostrada uma grande banana.


Quanto aos já aposentados e pensionistas do Aerus tiveram os seus benefícios reduzidos em até 92%!
De 1993 a 2006, a então SPC (Secretaria de Previdência Complementar), atualmente deguisée em Previc, (órgão govenamental responsável pela fiscalização das entidades de previdência privada) assistiu, de camarote, à degringolada da situação econômico-financeira do Instituto e ia “aprovando” as teimosas renegociações entre a maior patrocinadora e o instituto. Foram vinte e uma vezes que se sentaram à mesa para… empurrar com a barriga a catástrofe que se avizinhava.
Quando o samba descambou de vez, em abril de 2006, a Previc se mandou e está até hoje fazendo cara de paisagem.

4 comentários:

  1. O artigo “[Varig/Aerus] A banana” foi publicado no Fórum dos Leitores do jornal “Estado de S. Paulo”
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,forum-dos-leitores,979164,0.htm

    ResponderExcluir
  2. Também publicado hoje, 07 de janeiro, no Jornal do Comércio, Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por essa importante colaboração. Estava mesmo à procura desses dados do AERUS pois pretendo enviar mais uma correspondência (protocolada) para a PREVIC mencionando a sua estarrecedora omissão no caso do AERUS e também no caso da Fundação Banrisul que sofreu um enorme calote em seu Patrimônio Garantidor de aposentadorias, já do seu conhecimento conforme pode ser provado pelas 22 denúncias que fiz e que geraram dois imensos relatórios comprovando os desvios. Vou anexar a Inicial da Ação Cautelar de Exibição de Documentos.
    Grande abraço!
    Veríssimo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Jim Pereira, por essa tua luta, justa e reconhecida por milhares de pessoas que assistem o drama de participantes e assistidos da nossa sempre querida Varig, orgulho dos Gaúchos.

    Como disse ao Idacil, vinha buscando há dias alguns dados a respeito da Sentença Judicial em favor dos participantes e assistidos da Varig, espoliados por Governantes e pelo mensaleiro Dirceu, com estarrecedora omissão da PREVIC, para encaminhar como um alerta para esse Órgão, dito fiscalizador, pela repetição do erro tal qual vem ocorrendo no caso da Fundação Banrisul.

    Grande abraço!
    Verissimo

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-