quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Washington rejeita os planos israelenses de novos assentamentos a leste de Jerusalém

O assentamento judeu de Ma'ale Adumim, a leste de Jerusalém. Israel tenciona levar a cabo uma série de construções extensivas nesta área conhecida como E-1, entre Ma'ale Adumim e Jerusalém. Foto: Jim Hollander/EPA
Francisco Vianna
O governo de Obama repreendeu Israel na terça-feira de ontem, por ter aprovado a construção de 1.500 novas residências de judeus árabes a leste de Jerusalém, alegando que “a construção continuada afeta a questão do compromisso de Israel de manter conversações de paz visando um estado palestino separado e independente”. A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que “o governo americano está profundamente decepcionado com a insistência de Israel em continuar este padrão de ação provocativa”.
A áspera e inusitada repulsa a um aliado íntimo dos EUA no Oriente Médio revela profundo ceticismo quanto à possibilidade das lideranças tanto de Israel quando da AP (Autoridade Palestina) na Cisjordânia de retornarem a um diálogo substancioso. “Tais anúncios repetidos de planos de construir novos assentamentos vão de encontro à causa da paz”, disse Nuland. “Os líderes israelenses dizem continuamente que apoiam a criação de uma solução binacional, mas tais planos e ações põem esses objetivos em risco”, acrescentou ela.
Uma comissão de planejamento israelense deu na segunda-feira a aprovação preliminar para a construção de novo conjunto residencial no assentamento de Ramat Shlomo, um projeto especialmente tocante de ocupação de terra incorporada pela vitória israelense na guerra de 1967 e considerado crucial para a “viabilidade de um estado palestino”. O plano de expansão é, aparentemente, uma retaliação pelo recente sucesso da AP ter sido elevada à condição de “estado observador” pela ONU.
A Assembleia Geral da ONU aprovou de forma esmagadora o reconhecimento “de fato” de um estado palestino na qualidade de “observador”, em 29 de novembro último. Os EUA se opuseram à medida alegando que ela sabotava o objetivo de um acordo negociado com Israel. “Não estamos numa boa por lá. Precisamos quebrar o atual ciclo dos acontecimentos, por fim às ações provocativas, e trazer de volta as partes para a mesa de negociação”, disse Nuland. “Não é fácil; não tem sido fácil já há um bom tempo. Não cabe a nós querer essa solução binacional mais do querem as partes em conflito. Vamos continuar a trabalhar nisso e continuar a defender a coisa como a vemos mesmo em face das ações provocativas de ambos os lados”, explicando assim que o governo americano considera que a melhora de status conferida pela ONU à AP, a pedido de Mahammud Abbas, também foi uma ação provocativa do lado palestino.
O anúncio da expansão do assentamento na Cisjordânia faz reviver um plano que havia sido engavetado há dois anos em função da forte pressão internacional europeia e norteamericana. Israel deixou o Vice-presidente Biden embaraçado ao anunciar a retomada do plano enquanto ele visitava Israel em 2010, provocando uma ferida diplomática que custou a cicatrizar. Biden chamou a medida de uma violação de confiança, muito embora tenha parecido também ter pegado o seu anfitrião, o Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de surpresa.
Netanyahu defendeu a retomada do projeto mesmo contra a crítica internacional na terça-feira de ontem. “Jerusalém é a eterna capital cultural e espiritual do Estado de Israel, e continuaremos a construir lá”, disse Netanyahu, segundo a agência de notícias Associated Press.
Os EUA e muitos outros governos consideram os assentamentos israelenses, na “terra palestina”, como ilegais, mas os americanos nem sempre condenam Israel publicamente por fazê-los. As autoridades israelenses disseram na terça-feira de ontem que o país também vai começar a rever seus planos para a construção de mais 4.500 residências em duas outras áreas de assentamentos próximas a Jerusalém.
Israel, conforme os fatos deixam perceber, parece estar cansado de esperar por um “estado palestino” e, mesmo, convicto de que a sua criação é muito pouco provável, pela absoluta incapacidade econômica (os palestinos sob a AP não têm um PIB suficiente para sustentar um estado soberano) e política (o Fatah, que “controla” os palestinos que vivem na Cisjordânia, se opõe ferozmente ao Hamas, que controla os palestinos que vivem na Faixa de Gaza) para tal. A própria Autoridade Palestina, chefiada por Mahammud Abbas, é um arremedo de governo que só funciona graças ao envido de dinheiro da ONU, de uns poucos países, dos EUA e – por incrível que possa parecer – do próprio Israel.
Grande parte das populações nômades árabes que habitavam a região da Palestina, forma fixadas em Gaza e na Cisjordânia graças aos esforços primeiro da Grã-Bretanha e depois de Israel. Um grande contingente delas se tornou israelense e usufruem de ampla liberdade religiosa de professar livremente a fé maometana. Muitos enriqueceram e construíram suas famílias e fazem parte inclusive de instituições israelenses como o Governo, o Knesset e as Forças de Segurança de Israel.
Países declaradamente antissemitas usam as populações, principalmente da Faixa de Gaza, como “buchas de canhão” contra as cidades israelenses mais próximas da fronteira com o território cedido por Israel a essas populações. O processo foi doloroso para os judeus, e em muitos casos o governo de Tel Aviv teve que retirar seus colonos à força e demolir suas residências nos assentamentos dessa área costeira do Mediterrâneo.
Tel Aviv parece ter chegado à conclusão de que todo esse esforço foi inútil, haja vista o crescimento do Hamas como grupo jihadista recebendo o apoio ativo do Hezbollah do sul do Líbano, da Síria e do Irã além do apoio passivo do Egito (que faz vistas grossas para o contrabando de componentes de foguetes e armas pela sua fronteira com Gaza).
Uma vez convencido de que a incapacidade dos palestinos de Gaza e da Cisjordânia em instituir um “estado palestino” é definitiva e absoluta, não resta mais nada a ser feito por Israel senão tocar a vida do país adiante e crescer. Isso será feito pacificamente ou pela força das armas, independentemente do que os demais países ocidentais ou não possam achar da situação.
Se os palestinos mudarem de atitude e desistirem da jihad contra Israel, e depuserem suas armas, a paz duradoura estará assegurada na região onde os palestinos, a qualquer hora, poderão se tornar israelenses (como muitos já o fizeram) ao passo que, se os judeus desistirem de seus objetivos e depuserem suas armas, não haverá mais definitivamente o Estado de Israel.
O governo socialistóide de Barak Obama parece não entender com a nitidez esperada de uma nação-potência, como são os EUA, essa situação que é clara para qualquer um que se debruce no estudo sobre o Oriente Médio.
Título e Texto: Francisco Vianna (com base na mídia internacional), 20-12-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-