quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Foto falsa de Chávez causa rebu

Foto falsa de Chávez em hospital, publicada pelo jornal 'El País' da Espanha, causa impacto.

Francisco Vianna


Foto tirada de um vídeo postado no YouTube em agosto de 2008 que mostra um paciente sendo entubado. Esta imagem foi usada pelo jornal ‘El País’ da Espanha e publicada em sua edição internacional de quinta-feira passada como se o paciente fosse Hugo Chávez da Venezuela.
O jornal espanhol ‘El País’, que havia publicado na sua edição eletrônica na Internet a foto acima, impactante, como sendo do presidente venezuelano Hugo Chávez, retirou-a na madrugada desta quinta-feira e mandou recolher a edição impressa que a estampava na primeira página. A foto é de um homem, com feições que se assemelham às do caudilho venezuelano, entubado numa maca de hospital e que fora enviada por uma agência de notícias.

Vítima de um hoax, o jornal disse num comunicado inserido na mesma página de Internet que a “foto de Chávez” tinha permanecido na edição digital por, no máximo, meia hora. No texto que acompanhava a foto se afirmava que o ‘El País’ não tinha conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data em que a foto tinha sido tirada.

Após constatar que a fotografia não era de Chávez, o jornal espanhol “paralisou mesmo assim a distribuição de sua edição impressa e tratou de enviar uma nova edição aos seus pontos de venda”. O incidente “pode fazer com que a edição impressa do jornal com a data de hoje, 24 de janeiro, não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha como no exterior”, avisou a nota publicada na página da web mantida pelo jornal. A nota termina com um pedido de desculpas e afirmando que o jornal estará abrindo uma investigação sobre o caso. "O ‘El País’ pede desculpas a seus leitores pelo prejuízo causado. O jornal abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do sucedido e os erros que foram cometidos pela redação que acreditou numa fraude (hoax) ”.

Na semana passada, andou circulando pelas redes sociais da Internet uma possível montagem fotográfica em que aparecem não só a figura de Chávez, mas também a de Fidel Castro, supostamente falecidos...


O que se sabe é o que as autoridades cubanas e venezuelanas querem que saibamos, ou seja, “oficialmente”, Chávez se encontra hospitalizado em Havana, Cuba, desde 11 de dezembro último, onde foi submetido a uma nova cirurgia em virtude de seu câncer “cujas características e seu atual estado de saúde o governo venezuelano faz questão de não revelar, assim como as autoridades cubanas”, assinala o jornal. “As particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas impostas pelos regimes castrista e ‘bolivariano’ tornaram impossível checar a veracidade da foto”.

Na Venezuela, o Twitter se encheu de mensagens sobre a foto com a maioria dizendo que ela é falsa e que provinha de um vídeo postado no YouTube de um homem com aparência semelhante à do presidente venezuelano. “O ‘El País’ é um jornal confiável, mas está claro que desta vez foi apressado e acabou caindo no hoax da falsa imagem de Chávez”, declarou o historiador venezuelano Elías Pino Iturrieta através da rede social.

O governo venezuelano tinha anunciado que após algumas complicações pós-operatórias, Hugo Chávez está agora “dando a volta por cima” e se encontra em fase de recuperação.

Todavia, a falta de transparência, típica das ditaduras socialistas, é que fazem com que assuntos tão naturais como a vida e a morte acabem se tornando objetos de especulação midiática, muitas vezes sem qualquer relação com a realidade.
Título e Texto: Francisco Vianna (da mídia internacional), 24-01-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-