terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Imprensa lusitana: a calhordice do dia (uma das)

Alexandre Poço
Esta notícia da SIC, Pedido de mais tempo para consolidar contas contraria o que Passos Coelho defendia, devia envergonhar a estação e o próprio jornalista que a faz. Provavelmente o jornalista não percebe nada de contas públicas, nem tem de saber, porque provalvelmente não será essa a sua formação. Mas se não percebe, não devia aceitar fazer notícias sobre as quais não entende o que está a ser tratado. Se foi por ingenuidade, então a SIC devia o mais rápido possível fazer um mea culpa por faltar à verdade, se foi de propósito, é apenas mais um caso de uma campanha já longa de desinformação. Há quem não perceba, ou não queira perceber, a diferença entre entre pedir "mais tempo" para o ajustamento (o que o governo tem recusado) e pedir "mais tempo" para pagar os empréstimos. São coisas diferentes.
Texto: Alexandre Poço, Forte Apache, 21-01-2013
A este propósito, Carlos Sá Carneiro publicou na sua página de facebook, o seguinte esclarecimento:

Em Julho de 2011, o actual Governo negociou:
(i) a aplicação de um principio de igualdade de tratamento relativamente às condições mais favoráveis concedidas a qualquer dos países sob assistência,
(ii) uma redução muito significativa dos juros praticados no empréstimo a Portugal e
(iii) o alargamento de sete anos e meio para onze anos da maturidade desse empréstimo (ou seja, do prazo para pagam...ent...o do empréstimo).
O novo alargamento do prazo de maturidade do empréstimo, concedido a Portugal e à Irlanda, insere-se nessa estratégia e não implica nem mais tempo nem mais dinheiro no programa de assistência (que, no caso português, continuará a terminar em 2014).
Uma boa regra seria que, em matéria de negociações com a Troika, cada um reivindicasse as suas vitórias: o actual Governo deve responder pelas suas vitórias e o PS devia limitar-se a dar a cara pelos amplos "sucessos" do governo anterior... Se não for pedir muito...

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-