quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Luiz Inácio da Silva

Foto: Marcio Fernandes/Estadão
Peter Wilm Rosenfeld
O cidadão acima, cuja família veio há muitos anos de Pernambuco para São Paulo, inicialmente foi metalúrgico, tornando-se líder da categoria o que o levou a ser eleito presidente do sindicato da classe em São Bernardo do Campo.
Como tal, promoveu movimentos memoráveis, assembleias ruidosas que lotavam campos de futebol. O que não lhe faltava era carisma! Sem dúvida, obteve concessões do setor metalúrgico que o tornaram um semideus na categoria. Jamais se preocupou com a própria educação, o que fez com que continuasse virtualmente analfabeto até os dias atuais. Gabava-se de nunca ter lido um livro.
Eleito deputado para a Assembleia Nacional Constituinte, teve atuação pífia no Congresso, até porque sua falta de conhecimento não lhe permitia debater qualquer assunto com seus colegas parlamentares.
Depois de três tentativas infrutíferas, sua quarta participação em eleições presidenciais foi vitoriosa; eleito Presidente da República em 2002 e reeleito em 2006, ou seja, ocupou a Presidência da República por 8 longos e penosos anos.
Sem grande dificuldade, elegeu sua substituta na Presidência da República e, certamente conseguirá sua reeleição para um segundo mandato se a Sra. Rousseff conseguir convencer o Sr. da Silva a não se candidatar... Não há qualquer dúvida de que o Sr. da Silva, como sempre me referi a ele, conseguirá voltar à Presidência se assim o desejar!
Uma característica única do Sr. da Silva é a de ser como o “teflon”: nada gruda nele.
Lamentavelmente, há que reconhecer que a corrupção sempre existiu no Brasil; houve períodos em que o governo era mais corrupto, como houve períodos em que arrefecia algo.
Mas nunca houve qualquer período em que a corrupção fosse tão generalizada como vem sendo desde a ascensão do Sr. da Silva ao poder. E mais, em períodos anteriores, o Presidente não era corrupto; eram-no os que gravitavam em sua órbita.
Os oito anos de mandato tornaram o Sr. da Silva um dos homens mais ricos do Brasil. E não só isso: a família, ou pelo menos parte dela, também enriqueceu notavelmente. Isso não se conhecia no País; jamais havíamos passado por tal vergonha.
Uma enquete de um dos jornais de maior circulação do Brasil elegeu o Sr. da Sliva como o político mais corrupto em 2012.
O Sr. da Silva tem sido convidado a proferir palestras no exterior, pelas quais é muito bem remunerado. Espero que isso continue, a fim de talvez evitar que ponha no bolso dinheiro brasileiro! Se nossos amigos no exterior quiserem pagar para ouvir (em português) alguém dizendo um monte de besteiras e de mentiras, é problema deles, não nosso!
Mas, inevitavelmente virá a pergunta: apesar de tudo o que antecede, como é que esse cidadão conseguiu enganar a tantos durante tanto tempo, cabendo lembrar a famosa frase que diz que podemos enganar  alguns durante muito tempo, enganar a todos durante pouco tempo mas jamais conseguiremos enganar a todos durante todo o tempo.
Bem, em primeiro lugar há que lembrar que uma quantidade razoavelmente grande de brasileiros não se deixa enganar. Mas, infelizmente, como a maioria da população não têm formação adequada, pode ser enganada.
Em segundo lugar, foram criados uns tantos programas assistencialistas que pagam mesmo que a pessoa não queira trabalhar!
Estamos vendo isso em inúmeras cidades, principalmente no Norte e no Nordeste: há abundância de oferta de trabalho, mas como quem trabalha e recebe salário não pode ser beneficiado por uma das várias “bolsas” do governo, as pessoas simplesmente não trabalham.
Essa é a triste realidade, mas o Sr. da Silva é um semi-Deus, por ter instituído isso...
O que mais me entristece é que haja, no governo e na população,  os que aceitam tais práticas.
E, tão mal ou pior, é que comungam com o Sr. da Silva muitos que são instruídos, sabem que essa situação só pode piorar o Brasil mas, mesmo assim, o suportam e apoiam.
Em São Paulo o povo está na seguinte posição: o Sr. Fernando Haddad, que foi um péssimo ministro da educação (a minúscula é proposital), está sendo “orientado” pelo Sr. da Silva! Coitados dos paulistanos mas foi opção deles mesmos.
A foto há pouco publicada em jornais e revistas de âmbito nacional, mostrando o Sr. da Silva comandando uma reunião com o Sr. Haddad e seus secretários na Prefeitura de S. Paulo, até fazendo cara feia, é deprimente!
Finalmente, o episódio do Gabinete da Presidência da República em S. Paulo e de sua Chefe, foi vergonhoso, entristecedor.
E o que vem sendo sabido aos poucos, envolvendo essa relação, é mais triste ainda! É possível que continue, mas não mais às expensas do Tesouro Nacional, ou seja, nossa.
O Sr. da Silva que ponha a mão em seu próprio bolso e arque com as despesas de sua “manteúda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-