quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mercados a Oeste

Nem as chicotadas de areia trazida pelo vento, nem os protestos dos mais fracos de espírito, nada parece penetrar naquele rosto de pedra. E assim, a caravana tem vindo a avançar, devagar mas sem parar, seguida à distância pelos cães selvagens do deserto, esses carnívoros oportunistas, que se alimentam dos que caem por terra, dos irresolutos que ficam pelo caminho, por desespero ou desnorte.
A caravana avança em direcção ao grande nada, o deserto que se estende até ao horizonte. São já mais de vinte meses de viagem, desde o dia em que os poços secaram, quando não houve mais nada a fazer, que não partir. Partir, sem certezas, mas sem outro remédio. Foram muitas as vozes que se insurgiram. Dizia-se que os poços não estavam secos; que o que havia, era desperdício de água; que havia até quem a roubasse. Partir, não era a vida com que tinham sonhado. Tinham direito àquelas terras, a eles dadas e, como tal, suas por direito. Uma conquista de uma vida de luta, não podia ser deixada assim, para trás. Mais: as crianças não iriam aguentar até ao oásis mais próximo. Esse oásis que se sabia existir, embora não se soubesse onde, exactamente.

Jedediah Smith’s party crossing the burning Mojave Desert” por Frederic Remington (1861–1909)
O líder da caravana – um tal Gaspar, novo na cidade, quem todos sempre olharam com desconfiança – estava convicto que a direcção era aquela. Isto porque sabia de quem tinha já feito aquele caminho. Mas à medida que as semanas e os meses passaram, a esperança esvaíu-se, como a areia do deserto, entre dedos de caminhante. As crianças, protegidas pela inocência da sua esperança, são as que menos se insurgem. Mas não faltam vozes de protesto. Houve até quem rompesse com a caravana, aventurando-se deserto fora, na certeza de que sabia melhor. Nunca mais ninguém os viu ou ouviu. Os cães selvagens que deambulam, famintos, por aquelas paragens, fazem temer o pior.
Título, Imagem e Texto: Antologia de Ideias, 23-01-2013
Continue lendo aqui

2 comentários:

  1. Obrigado pela simpatia do "reblog" do artigo do Antologia de Ideias. Não posso retribuir exactamente da mesma forma - já que o AI publica apenas conteúdo feito para o AI - mas caso queiram participar convido-vos a ler a página "Colabore!" do AI (existe já um contribuidor: "Manuel M."). Para além disso vou colocar-vos na página do AI onde listo alguns dos blogs que sigo "Blogs: Mais Ideias".

    Abraço,
    O Autor
    Antologia de Ideias
    blog: http://antologiadeideias.wordpress.com/
    facebook: https://www.facebook.com/antologiadeideias.wordpress
    e-mail: antologia.wordpress@gmail.com

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-