segunda-feira, 20 de maio de 2013

Crédito consignado

Odoaldo Vasconcelos Passos
Por causa de uma medida com intenções duvidosas, o presidente da época, Lula da Silva, criou o crédito consignado, para “beneficiar” os aposentados e pensionistas que, como vítimas de uma política previdenciária perversa do seu governo, estavam em situação difícil. O BMG que na época tinha apenas 17 escritórios e 71 funcionários foi privilegiado com a missão de salvar as finanças dos “velhinhos.” Por que o BMG?, só ele pode explicar, se é que tal absurdo pode ser explicado. Onde estavam o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, bancos oficiais com suas estruturas com mais de duas mil agências cada um, que poderiam perfeitamente assumir com totais condições tal incumbência?


Quando a coisa ficou gritante pela escolha do BMG, o governo estendeu o crédito consignado para outros bancos privados, inclusive para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O “benefício” para os aposentados, pensionistas e trabalhadores, se transformou num desastre. Hoje, a inadimplência cresceu 15% para os trabalhadores e 30% para os aposentados e pensionistas, em relação ao último levantamento. Ora, o governo a cada ano, massacra os idosos da Previdência, com reajustes diferenciados dos aplicados ao salário mínimo, repassando-lhes sempre a menor. A cada ano, trezentos mil aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, caem para a vala comum de um salário mínimo, ficando cada vez mais difícil sobreviver. Daí, a inadimplência.
A Câmara de Deputados, sob o jugo do governo do PT, segura há mais de cinco anos, três Projetos Legislativos, 001/07 que concede o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo; 3299/08 que extingue o maldito fator previdenciário; e o 4434/08, que recupera os benefícios da época da aposentadoria. Tais Projetos foram aprovados por unanimidade no Senado. Na Câmara, já foram aprovados em todas as Comissões Regimentais da Casa, mas estão vergonhosamente engavetados pelos Presidentes passado e atual, demonstrando uma submissão inconcebível e vergonhosa ao Palácio do Planalto. A independência dos três Poderes foi para o brejo!
Se os aposentados e pensionistas estivessem recebendo os seus benefícios de acordo com aquilo para o qual eles compulsoriamente contribuíram, não estariam necessitando de nenhuma ajuda fajuta do governo. O que eles querem é o que lhes é devido: a retribuição do sacrifício de 35 ou 40 anos de contribuição acima de um salário mínimo. O governo na sua sanha perversa rasga a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso. A Câmara dos Deputados na sua pequenez se põe a favor do governo, esquecendo-se de que aquela Casa Legislativa existe para defender os direitos do povo. A Previdência Social no seu Regime Urbano é superavitária e tem recursos suficientes para retribuir aos seus beneficiários os seus direitos. Aposentados, acordem, vocês estão sendo roubados descaradamente pelo governo, com a conivência da Câmara dos Deputados. Acorda Brasil!
Título e Texto: Odoaldo Vasconcelos Passos, Belém-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-