quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo aprova pacote "sem precedentes" de incentivos fiscais ao investimento (vídeo)

Eva Gaspar
Medidas serão apresentadas nesta tarde pelos ministros das Finanças e da Economia.
O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 23 de Maio, um pacote de "iniciativas financeiras e fiscais para o investimento, crescimento e emprego" que diz não ter precedentes.
Em causa está uma proposta de lei e um decreto-lei que enquadram "um pacote de incentivos fiscais ao investimento que contribuirá de forma decisiva para relançar a economia, fomentar o crescimento económico e para criar emprego de forma sustentada", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
"Este pacote é constituído, por um lado, por um Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento, um incentivo fiscal ao investimento sem precedentes em Portugal e, por outro lado, por outras medidas fiscais de promoção do investimento, designadamente o reforço do Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) e o reforço dos benefícios fiscais ao investimento de natureza contratual".
Em paralelo, acrescenta o comunicado,  o Governo decidiu reduzir o prazo para prestação de informações vinculativas em matéria fiscal e vai criar o Gabinete Fiscal de Apoio ao Investidor Internacional, de forma a conferir maior segurança e estabilidade aos investidores.
A divulgação das medidas será feita às 17h00 no Ministério das Finanças pelo ministro da tutela, Vítor Gaspar, numa apresentação que contará com a presença do ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e dos secretários de Estado do Tesouro (Maria Luís Albuquerque), Finanças (Manuel Rodrigues) e Assuntos Fiscais (Paulo Núncio).
()
Título e Texto: Eva Gaspar, Jornal de Negócios, 23-05-2013, 13h24


Gaspar espera que crédito fiscal faça crescer o investimento já este ano
Nuno Aguiar
O ministro das Finanças disse quinta-feira, 23 de Maio, que espera que as novas medidas de incentivo ao crescimento e emprego, façam o investimento crescer já em 2013, quando as previsões actuais apontam para uma quebra de 7,6%.
"Hoje o Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas fundamentais para a promoção imediata do investimento produtivo, com um novo crédito fiscal extraordinário", afirmou Gaspar, numa conferência no Ministério das Finanças. "É uma medida inovadora e sem precedente em Portugal, tanto no seu montante como abrangência."
Esta linha de crédito fiscal extraordinário ao investimento - para montantes até aos cinco milhões de euros - permitirá a dedução à coleta em sede de IRC de 20% do montante investido. Uma dedução à coleta que corresponde a 20% do valor investido, desde que não exceda 70% do montante daquela coleta.
As empresas que quiserem beneficiar desta medida terão de se candidatar entre 1 de Junho e 31 de Dezembro deste ano. "Sem este crédito fiscal, esperava-se que o investimento caísse em 2013. Com esta medida pretende-se que esta tendência de quebra seja invertida e que se possa verificar um crescimento do investimento já na segunda metade do ano", sublinhou o ministro das Finanças.
O investimento tem sido uma das rubricas mais castigadas pela recessão económica, arrastado pela contracção do mercado interno e do consumo, assim como dificuldades de acesso a financiamento. As estimativas inscritas no Documento de Estratégia Orçamental apontam para uma quebra de 7,6% este ano e um crescimento de 2,5% em 2014.
O Governo tem feito um esforço para mudar de discurso, privilegiando os temas do crescimento, investimento e emprego sobre a austeridade e a consolidação orçamental. A 20 Fevereiro deste ano, Vítor Gaspar tinha anunciado a “transição entre a urgência do ajustamento e a prioridade da estabilidade, crescimento e emprego”.
“Em 2013, criaremos as condições para o investimento e a actividade económica. Nesta nova fase, a prioridade do governo é relançar o investimento e será o tema central do novo exame regular", sublinhava o ministro das Finanças, dizendo esperar que "medidas fiscais para incentivar o novo investimento com impacto ainda este ano, atenuando a queda da procura interna”.
Título e Texto: Nuno Aguiar, Jornal de Negócios, 23-05-2013, 17h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-