quarta-feira, 5 de junho de 2013

3,5 milhões de portugueses já têm banda larga móvel

Considerando a população de Portugal continental em 10 milhões de pessoas, temos então 35% com acesso à banda larga móvel. Pensei que não houvesse dinheiro para comer… ou será que o acesso à banda larga é… subsidiado, hein? Cala-te, boca!
 

Sara Antunes
O acesso à internet é cada vez mais abrangente, com o número de utilizadores a aumentar consecutivamente. No final do primeiro trimestre do ano, existiam em Portugal 3,5 milhões de utilizadores de internet em banda larga móvel. A Portugal Telecom continua a ser a líder de mercado.
O número de utilizadores de internet através de acesso fixo aumentou 6,1%, nos primeiros três meses do ano, quando comparado com igual período do ano passado, segundo os dados divulgados pela Anacom esta quarta-feira. No total, existem 2,4 milhões de pessoas com acesso à internet através de acesso fixo.
Já a banda larga móvel foi usada por 3,5 milhões de utilizadores, o que corresponde a um aumento de 21,5% face aos primeiros três meses do ano passado.
Os dados da Anacom revelam que a penetração do serviço de acesso à internet em local fixo era de 23%, no caso dos acessos fixos, e de 33,3% no caso dos acessos móveis com utilização efectiva. Em ambos os casos verificou-se uma subida.
A Autoridade Nacional de Comunicações adianta que a esmagadora maioria de pessoas (88%) com acesso à internet fixa compraram pacotes de serviços, com 79% a ter um pacote “triple-play”, que é constituído por televisão, internet e telefone fixo, “quadruple play”, que acrescenta o serviço de comunicações móveis ou “quintuple play”, ao qual é acrescentado a banda larga móvel.  
O acesso à internet através de fibra óptica é o que mais tem crescido (40,5% face ao período homólogo), no caso da banda larga fixa. Os acessos através do telemóvel têm também crescido progressivamente, impulsionando o aumento dos acessos a utilização da banca larga móvel. No final do primeiro trimestre deste ano, quase 20% das pessoas acede à internet através do seu telemóvel.
O número de utilizadores de internet em banda larga móvel aumentou 21,5%, quando comparado com igual período do ano passado. Esta “evolução da banda larga móvel é sobretudo explicada pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, visto que o número de placas efectivamente utilizadas para aceder à Internet encontra-se em queda pelo décimo trimestre consecutivo”, explica a Anacom.
()
Título e Texto: Sara Antunes, Jornal de Negócios, 05-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-