quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mais uma da mídia lusitana, esta na RTP...

Episódios negros da comunicação social...
Murphy
(não sabia que título dar a este post, mas este tipo de manipulação é tão reles que a classificação de “episódio negro…” se aplica.)
Tinha acabado de ligar a tv que, por acaso, estava no 1º canal, uns segundos depois José Rodrigues dos Santos (no seu estilo próprio) anuncia: 
“O Bispo do Porto apoia as greves dos professores e das centrais sindicais…”
Imediatamente, a minha atenção passou para o ecrã da televisão para ouvir a intervenção de D. Manuel Clemente e esse tal “apoio as greves dos professores e das centrais sindicais”. 


Como é possível constatar neste link, eis algumas das afirmações que resumem as ideias transmitidas pelo (ainda) Bispo do Porto (ir para as 20:17h):
- é normal e natural, que existam manifestações; e 
- que diferentes grupos e sectores têm a sua própria perspectiva dos acontecimentos e uma sociedade não vive de unanimismo…
Por esta altura – apesar do rodapé nos assegurar que “O Bispo do Porto apoia as greves marcadas para este mês” -, já tinha percebido que a apresentação da reportagem passava uma ideia bastante distorcida do que disse D. M. Clemente – na linha do que o nosso "jornalismo de intriga", é useiro e vezeiro...  
Mas na reportagem ainda se pode ouvir (e desta vez, deixo a transcrição exacta) a seguinte opinião:
"Eu julgo que este governo, ou outro governo que fosse, mesmo do partido que estava até há 2 anos, teria sempre que se confrontar com graves problemas. Porque o desgaste é dos próprios problemas, que são problemas internos mas com uma dependência externa como nós nunca tivemos."
Ou seja, D. Manuel Clemente que, de acordo com o que a redacção da RTP nos informa, estaria "alinhado" com os sindicatos e as suas greves, afinal e ao contrário daqueles, entende que os problemas que Portugal atravessa não se resolvem com a queda deste governo! Se isto não é uma manipulação reles...
Como repetidamente se afirma aqui no blog: a comunicação social é a verdadeira oposição. Que tipo de jornalismo pode transformar o que foi dito, numa mensagem de apoio à cgtp e, por arrasto, às causas e posições que defende?!
Com Jornalismo assim quem precisa de Censura?…
Título, Imagem e Texto: Murphy, “Com jornalismo assim, quem precisade Censura?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-