quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nogueira

JM Ferreira de Almeida
Muito se tem escrito sobre Mário Nogueira, o intrépido e omnipresente lider sindical dos professores.
Não me interessa particularmente a pessoa ao invés do que acontece com alguns cronistas do reino. Já a forma do personagem atuar diz muito sobre a falta de exito da ação sindical dos professores.
A larguíssima maioria dos professores é constituída por gente bem formada, bem preparada, com ideias claras sobre o que vai mal no sistema, com vontade de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Conheço aliás muitos a quem não passa nem passou pela cabeça ser outra coisa na vida se não professor, e por isso mesmo estão preocupados com tudo quanto degrade o ensino ou contribua para o desprestígio social da profissão que abraçaram. Sinto que esses sabem que o discurso extremista, arrogante, claramente desviado do que deve ser a ação sindical centrada na defesa dos interesses profissionais de classe e não de um qualquer projeto político, não colhe junto da maioria de pais e alunos. Não colhe junto da população. Creio até que essa larga maioria de professores, autenticamente preocupados com a Escola, percebe bem que muitas das propostas e reivindicações da classe, sendo justas, são prejudicadas por uma liderança que aos olhos do poder, mas também da opinião pública (não confundir com opinião publicada), se aproveita para delas para fazer oposição ao Governo. Foi assim nos governos do Partido Socialista, é assim com este governo, assim será com qualquer governo onde não tenha presença o PCP.
Conclusão: todos perdem, todos perdemos, com exceção para Mário Nogueira e para o projeto e interesses que verdadeiramente representa.
Título e Texto: JM Ferreira de Almeida, 4R – Quarta República, 20-06-2013

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-