terça-feira, 11 de junho de 2013

Passos e Dilma combinam cimeira para 2014

Portugal e o Brasil identificaram convergências a executar no domínio do emprego e pretendem aprofundar as ligações no domínio da energia e recursos naturais.

Foto: Nuno Fox/Expresso
Portugal e Brasil pretendem aprofundar as ligações nos domínios da energia e dos recursos naturais, segundo o texto final da XI Cimeira entre os dois países, que identificou convergências a executar no domínio do emprego.
Após um encontro que se prolongou durante uma hora e meia, entre o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e a chefe de Estado brasileira Dilma Rousseff concordaram com a realização da XII Cimeira Brasil-Portugal em 2014.
De acordo com a Declaração Conjunta da XI Cimeira Brasil-Portugal, os dois países abordaram aspetos sobre cooperação académica, ciência, tecnologia e inovação mas também temas económicos, financeiros e comerciais, com compromissos específicos sobre agilização do memorando de entendimento assinado entre os Ministérios da Agricultura de ambos os países para a cooperação técnica no domínio de produtos frutícolas.
Sobre a energia, "os dois mandatários salientaram a importância de se assinar, com brevidade possível, o Memorando de Entendimento nos domínios da energia e dos recursos geológicos entre os dois países".
O documento de sete páginas aborda ainda temas jurídicos, consulares e de circulação de pessoas em que os dois governantes "identificaram interesses convergentes no domínio do emprego que poderão beneficiar-se de medidas facilitadoras de uma maior e melhor mobilidade profissional e da agilização de processos administrativos e burocráticos para a obtenção de vistos de trabalho".

Acordo ortográfico em definitivo até ao final de 2015
A promoção da Língua Portuguesa também é destacada no documento final da Cimeira que se realizou em Lisboa e, "tendo em conta que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrará definitivamente em vigor em Portugal e no Brasil em maio e dezembro de 2015", os dois governantes reiteraram a "importância da plena aplicação" do acordo em todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa como forma de contribuir para o reforço da internacionalização da língua portuguesa".
Além dos temas culturais, o texto final do encontro refere ainda os agradecimentos de Dilma Rousseff pelo apoio de Portugal à candidatura brasileira à direção-geral da Organização Mundial do Comércio, assim como é sublinhado a importância dada pelos dois países a um acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Finalmente, no que respeita aos temas internacionais e multilaterais, os dois estadistas abordam a questão da Guiné-Bissau, referindo que os dois países "acolheram com satisfação a formação de um novo governo inclusivo" no país e formulam votos para a realização de eleições gerais, livres e justas e sublinharam a importância da subordinação dos militares guineenses ao poder civil e o combate ao narcotráfico.
No plano internacional, Portugal e Brasil condenam a violência na Síria.
Título e Texto: Lusa/Expresso, 11-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-