sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dilma vai à cúpula do Mercosul para fazer proselitismo antiamericanista

Foto: Roberto Stuckert/PR

Francisco Vianna
Petista e socialista adoram fazer proselitismo antiamericanista, embora o que dizem seja, na maioria das vezes, amplamente irrelevante perante a opinião pública mundial. Foi nesse tom que a nossa presidente Dilma foi a Montevidéu e, na cúpula do decadente MERCOSUL, deitou falação a propósito do caso Snowden, que dedurou o esquema de espionagem existente principalmente na América latina. “Os países da região precisam preservar sua soberania e a privacidade de seus cidadãos e empresas, e o bloco deve adotar medidas cabíveis para que não se repitam episódios de espionagem como os denunciados recentemente”.

Ora, ora, dona Dilma, a espionagem já existia na idade da pedra e, provavelmente, sempre existirá. Os países sempre irão querer saber o que os demais estão planejando e querendo fazer em relação a eles.
Dizer que “os países do MERCOSUL devem tentar coibir a repetição de situações como essa” é um belo exemplo de ‘chover no molhado’, além de ter duplo sentido, ou seja, o que de devem tentar coibir? A espionagem em si – coisa que todos os países tentam, mas não conseguem evitar – ou simplesmente o “vazamento” de informações secretas?
Afinal, o erro dos americanos está em fazer espionagem através de suas agências de inteligência, ou em permitir que um funcionário de uma dessas agências traia o seu país divulgando informação sensível ou classificada?

Gostaria de saber se essa seria a atitude da presidente Dilma se as informações vazadas fossem de um agente cubano trabalhando para o serviço secreto da Venezuela, por exemplo. É claro que ela não abriria o bico para nada, o que nos dá a certeza de puro proselitismo antiamericanista.
Dos países ‘afetados’ pela delação de Snowden – México, Venezuela, Colômbia e Brasil – apenas a nossa presidente veio a público dizer tamanhas sandices, como se a ABIN não se esforçasse para fazer o mesmo que a NSA ou a CIA fazem. Mas os americanos não têm nada com isso se tal atividade – a espionagem – no Brasil é feita por uns poucos amadores e incompetentes que não conseguem sequer ter uma ideia aproximada da geopolítica latinoamericana e norte-americana.

O pior é que ainda tem gente que se deixa impressionar com tais frases de efeito e de proselitismo populista e demagógico barato. Mas o brasileiro está “ficando mais velhaco” com Dilmas, Lulas e gente dessa laia. Em breve eles terão a resposta que merecem, mesmo através de suas manipuláveis e fajutas urnas eletrônicas.
Dilma, de vez, transformou o MERCOSUL num bloco político, porque, como bloco econômico ele já não funciona há muito tempo e seus membros vivem numa guerrinha tributária e de protecionismos que inviabiliza qualquer possibilidade de livre comércio. Aliás, falar em qualquer coisa ‘livre’, para os socialistas já causa pavor e alergia...

Bem fez o Paraguai, que foi admitido como membro observador por um ano na Aliança do Atlântico, que já desperta o interesse de mais de dez países, tanto da região como do resto do mundo.
Depois disso, e com a eleição de Horacio Cartes como presidente do Paraguai – cumprindo-se rigorosamente o disposto na Constituição guarani – os membros do MERCOSUL foram correndo atrás de Cartes para trazê-lo de volta à antiga corriola de socialistas de araque sulamericanos. Cartes já disse que não retorna ao bloco enquanto a Venezuela não sair.

Em agosto, agora, vamos ver quão íntegra é a posição do novo presidente paraguaio, após ter tomado posse. Muitos o considerarão um herói nacional se mantiver a postura adotada com firmeza. Afinal, para Assunção, tanto faz ficar de fora ou fazer parte do bloco, uma vez que nunca teve mesmo qualquer voz ativa nesse “clubinho portenho-brasileiro”...
Título e Texto: Francisco Vianna, 19-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-