sexta-feira, 19 de julho de 2013

Irã mudou a cara mas não mudou a faixa

IRÃ MUDA O PRESIDENTE, MAS NÃO A VONTADE DE MANTER SUA TRILHA NUCLEAR
Francisco Vianna
A eleição de um presidente iraniano aparentemente moderado e com especialização em assuntos nucleares – que no passado chegou a expressar seu interesse em dialogar sobre as ambições nucleares de seu país – tem criado uma expectativa considerável de que o Irã possa mostrar nova flexibilidade quanto aos seus programas atômicos.

O presidente eleito do Irã, Hassan Rouhani, bate palmas durante uma conferência de imprensa em Teerã, em 17 de junho de 2013. Rouhani expressou sua esperança de que o Irã possa chegar a um novo acordo com as principais potências mundiais sobre seu disputado programa nuclear, dizendo que um acordo será assinado mediante mais transparência e confiança mútua. Foto: BEHROUZ MEHRI/AFP/Getty Images
Não obstante, o Presidente eleito Hassan Rouhani é um perene apoiador das ambições nucleares do regime islamo-fascista do Irã e, apesar de não ser tão ‘bombástico’ (com ou sem trocadilho) quanto seu predecessor Mahmoud Ahmadinejad, recebeu suficiente confiança do Conselho Guardião dominado pelo clero islâmico para ser um dos seis candidatos aprovados para o cargo, e nada com relação à sua campanha sugere que ele irá contrariar o regime em questões de segurança.

As negociações entre o governo iraniano e as nações do Ocidente foram suspensas há já meses. A eleição de Rouhani em junho levou a um aumento de esperanças de um feito novo e significativo, mas tais esperanças estão provavelmente para se dissipar. Rouhani é sensível ao ônus financeiro acarretado pelas sanções internacionais impostas ao Irã pela ONU e pode adotar em relação ao ocidente uma postura mais razoável, mas não se deve esperar que ele advogue dentro do sistema político atual do Irã em favor de uma mudança fundamental em seus programas, nuclear e de mísseis balísticos, que ele continuará a apoiar, sem dúvida.
Título e Texto: Francisco Vianna (da mídia internacional), 18-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-