domingo, 21 de julho de 2013

Paraíba

Otacílio Guimarães

Deixa eu te dizer uma coisa: eu não sou brasileiro, eu sou paraibano. Eu detesto o Brasil e amo a Paraíba. A Paraíba devia ser um país, não um estado de um país de merda como o Brasil. A história da Paraíba está numa palavra em sua bandeira: NEGO.


A Paraíba tem uma das histórias mais marcantes dentre todas as dos estados brasileiros. Produziu grandes homens e uma cultura admirável. Grandes poetas e escritores, assim como grandes políticos e pintores. Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rêgo, Pedro Américo, Assis Chateaubriand, Ariano Suassuna, são paraibanos, assim como eu.

Epitácio Pessoa e João Pessoa também eram paraibanos e foram grandes vultos da política brasileira.  
Sabe, amigo, eu acredito que o melhor da colonização portuguesa no Brasil ocorreu na Paraíba. Para lá acorreu a elite dos colonizadores e lá se firmou uma tradição de cultura, sobretudo. Abandonada pela coroa e depois pela república, a Paraíba se impôs pela qualidade de sua gente. Situada no seco nordeste mas banhada pelo oceano Atlântico, o estado se caracteriza por ostentar uma das mais belas costas atlânticas brasileiras e o mais belo sertão do Brasil. Quem sair de João Pessoa, a capital, e ir até Cajazeiras, quase na fronteira com o Ceará, verá belas paisagens, conhecerá cidades sempre muito limpas e entrará em contato com um povo por natureza bom e hospitaleiro.


Campina Grande, a cidade onde nasci, é a princesa do agreste e segunda maior cidade do estado. No extremo oeste, está Cajazeiras, situada entre morros e dominando um vale que se extende até o Ceará. Pelo caminho, passa-se por Santa Rita, Patos, Souza e Guarabira. Cajazeiras representa a fronteira da cultura do povo paraibano. Bela e acolhedora, ostenta em seus montes toda a beleza dos sertões nordestinos. Reduto da melhor cultura portuguesa, Cajazeiras é importante centro comercial e intelectual do sertão paraibano. Veja aqui nesta apresentação:


Na música, nos deu grandes intérpretes e exímios instrumentistas como este que você vai ver a seguir acompanhado pelo Clã Brasil:


Sabe, amigo, a beleza e a simplicidade dessas garotas do Clã Brasil e a excelência desse instrumentista Sivuca, além de outras muitas coisas, me fazem orgulhoso de ser paraibano. A Paraíba é assim, bela, simples e excelente. Quando penso nela, me invade uma profunda saudade!
Grande abraço,
Título e Texto: Otacílio Guimarães, 21-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-