terça-feira, 30 de julho de 2013

Portugal, país de mistérios

Helena Matos
Ou guia prático para perceber Portugal, um país em que a fé é um dogma da economia, o peso político uma versão dos 21 gramas da alma e as reformas indolores mais os cortes com olhos só podem acontecer em Dia de São Nunca.


Peso político - Unidade de medida de massa que se caracteriza por determinar o eco que os protagonistas da política detêm junto de operadores económicos, corporações, jornalistas e comentadores. O peso político é regra geral medido a partir dos contactos do político em questão. Não existe qualquer possibilidade de conversão entre o peso político e a tabela da competência sendo certo que os detentores de peso político nunca são considerados incompetentes porque se caracterizam precisamente por jamais afrontar os interesses instalados. Os detentores de peso político são uma espécie de sobreviventes a todas as conjunturas dado que o seu poder advém não do que fazem mas sim da crença instalada de que eles detêm o designado peso político. A única coisa que preocupa um detentor de peso político é que alguém o ignore.

Pensamento mágico - Também conhecido como Pós de Perlim Pim Pim School of Economics o pensamento mágico que reúne milhões de fiéis da direita à esquerda caracteriza-se por um dogma básico: se desejarmos muito uma coisa ela acontece e se a esse desejo juntarmos dinheiro ela acontece certamente. Assim os fiéis dos Pós de Perlim Pim Pim School of Economics determinaram que nós vamos entrar num novo ciclo económico, que vamos ter crescimento e que vamos ter emprego. Porquê? Porque centenas de fiéis do pensamento mágico dizem que sim e querem-no com muita veemência. Aliás dizem-no com igual veemência há décadas e nem os desgraçados resultados a que tanto fervor nos conduziu os fazem desanimar na sua fé pois, garantem, se a tanto desejo se juntar muito dinheiro então tudo vai resultar. De qualquer modo os apóstolos do pensamento mágico nunca são avaliados pelo sucesso ou insucesso do que prometeram mas sim pela sua capacidade de actualizarem as antigas promessas e inventarem outras novas.

Remodelável - Sendo certo que alguém com pouco peso político integra imediatamente o estatuto de remodelável estes dois conceitos não se sobrepõem. O político dado como remodelável é sobretudo alguém cuja actuação não se integra na ordem natural das coisas. Por exemplo alguém que não fala muito dos mais desfavorecidos e que não defende muitos programas de ajuda para todos os diversos sectores da sociedade é logo dado como remodelável. O remodelável é uma pessoa que não percebe que em Portugal todos os cortes são cegos e todas as reformas dolorosas. Logo não se podem fazer. Para evitar a cegueira dos cortes e as dores das reformas a táctica é adiá-los deixando que a realidade os imponha ou, melhor ainda, uma entidade externa. Assim e à semelhança do que actualmente sucede com a ‘troika' as culpas não ficam solteiras mas casam-se no estrangeiro: não fosse a ‘troika' e nós tínhamos uma rica vida, com uma auto-estrada em cada esquina, investimento público que era um regalo, ordenados a subir e consumo em níveis tais que não haveria uma loja fechada.
Título e Texto: Helena Matos, Diário Econômico, 30-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-