terça-feira, 9 de julho de 2013

Redes sociais multiplicam a sua influência em assuntos políticos no Brasil!


Cesar Maia
1. Se as Redes Sociais impulsionaram e multiplicaram as manifestações nas ruas por todo o país desde junho, depois disso a expressão das mesmas cresceu tanto que pode ter duplicado, ou mais. Isso ocorreu por três razões.
2. Numa primeira, pela atração de centenas de milhares de internautas, presentes em outros temas, para essas mobilizações ao se sentirem empoderados com esta participação. Ou seja: o destaque das redes sociais com foco político atraiu internautas que não tinham este foco.
3. Numa segunda razão, pela inclusão nas redes sociais, que mobilizam as manifestações de internautas eventuais que acessam a web uma vez ou outra e que se sentiram motivados para engrossar a corrente.
4. Finalmente, uma terceira razão e a mais importante de todas: o marketing de grande semeadura. Este Ex-Blog apresentou, dias atrás, um resumo do estudo de Alexandre Abdo sobre redes e opinião pública, mostrando que quando TV e Redes convergem num mesmo tema cada uma dentro de sua linguagem, o alcance de opinião pública é multiplicado por 3 ou 4 vezes.
5. Com o crescimento das manifestações, as TVs passaram a cobrir com destaque e prioridade, mudando as próprias programações. As manifestações passaram a ocupar metade dos noticiários nas TVs por 10 dias. Com isso, produziram-se duas consequências. A primeira diretamente sobre a opinião pública, que no início não estava mobilizada a respeito.
6. A segunda se refere às duas primeiras razões citadas nos itens 2 e 3 anteriores. A atratividade para as redes sociais com foco seja de internautas que priorizavam outros temas, como aqueles que eram internautas eventuais e se passaram a se agregar as redes sociais de forma continuada.
7. Comparando a situação das redes sociais com foco político, anterior às manifestações, e as de hoje, claramente a ampliação foi muito grande. Cada um pode sentir isso pelo número de contatos que recebe com aquele foco (convocações, informações, vídeos, charges, piadas, etc.).
8. Nesse sentido, o principal produto das redes sociais, mais que as mobilizações, foi a expansão delas mesmas, pela atratividade delas mesmas e pelo multiplicador da cobertura da imprensa.
Título e Texto: Ex-Blog de Cesar Maia, 09-07-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-