terça-feira, 16 de julho de 2013

Ressentimento antiamericano

Rodrigo Constantino

O governo americano espiona, e isso vazou. O governo francês espiona, e isso também vazou. No entanto, o grau de revolta que um gera é infinitamente maior do que o outro. Por quê? Talvez Raymond Aron, sociólogo francês, tenha a resposta. Em seu clássico "The Opium of the Intellectuals", ele tenta explicar o motivo de tanta revolta com os Estados Unidos, especialmente por parte dos intelectuais europeus, e mais ainda dos franceses. Em tradução livre:

Como poderíamos esperar que os europeus perdoassem aqueles que se beneficiaram com as consequências de suas loucuras - se se pode considerar uma posição de hegemonia como invejável? Mesmo que os americanos estivessem acima de qualquer suspeita, os europeus achariam difícil não se ressentir com um sucesso que foi a contrapartida do seu próprio declínio. Felizmente, os americanos não são irrepreensíveis.
[...]
O homem da rua é muito propenso ao ressentimento contra o todo-poderoso aliado, muito propenso a amargura decorrente da fraqueza nacional, a nostalgia da glória do passado e a esperança de um futuro diferente e melhor. Mas os intelectuais deveriam conter essas emoções populares, deveriam mostrar as razões inescapáveis ​​para a solidariedade permanente e a interdependência. Em vez de cumprir o papel de guias, eles preferem, especialmente na França, trair a sua missão, para incentivar os sentimentos das massas ignorantes aduzindo justificativas hipócritas para eles. Na verdade, sua briga com os Estados Unidos é uma forma de racionalizar a sua própria culpa.
[...]
Os Estados Unidos são representados como a encarnação de tudo que é mais detestado, e, em seguida, todo o ressentimento e ódio e fel que se acumula nos corações das pessoas em um momento de dificuldades é descarregado sobre esta figura simbólica.

Que ninguém venha, por favor, dizer que estou afirmando que não se pode criticar os erros dos americanos. Eles existem, em grande quantidade, e devem ser apontados. Mas o ponto aqui é outro. É apenas mostrar como há uma revolta bastante seletiva, que inexoravelmente julga com muito mais rigor tudo que vem de lá. O ressentimento parece uma boa explicação para essa postura...
Título e Texto: Rodrigo Constantino, 16-7-2013
PS: Tenho outros artigos sobre esse antiamericanismo e suas potenciais causas, como este

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-