quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Marina Silva e 2014


Cesar Maia
1. Se Marina Silva optasse por ser candidata à governadora do Estado do Rio de Janeiro, já estaria eleita. Nesse caso, melhor que os pré-candidatos desistissem e poupassem recursos. Ou se candidatassem por razões políticas para ajudar a formar bancadas de deputados.
          
2. Mas Marina vai se candidatar a presidenta. Se o objetivo é formar seu partido – Rede – e lhe dar visibilidade nacional e programática, certamente alcançará o que se propõe. Afinal, as pesquisas pós-manifestações de rua mostram isso, situando-a em segundo lugar, próxima à Dilma e colada, no caso de segundo turno.

3. É uma intenção de voto residual, produto da rejeição aos políticos e da memória de 2010. O eleitor mobilizado pelas redes sociais não será o seu. O Datafolha o mostrou como liberal radical nos costumes. O inverso de Dilma. E a eleição de 2014 será palco de protestos contra os políticos e denúncia das eleições como falso caminho, com partidos sem legitimidade. São esses os mínimos divisores comuns das manifestações.
          
4. Por outro lado, a surpresa de 2010 que impulsionou a candidatura de Marina, com a identificação dela pelo eleitor evangélico e o destaque eleitoral aos valores conservadores e cristãos (a questão do aborto em primeiro lugar) já está ‘precificada’ pelos demais como se pôde ver no segundo turno de 2010.
          
5. Agregue-se que o perfil de Marina – projetado numa hipótese de governo – não corresponde à expectativa das lideranças evangélicas que de fato mobilizam as suas denominações. No caso, a expectativa de interlocução na questão dos gastos publicitários, dos convênios, das emendas, etc., são sinalizadores.
          
6. E tudo isso agravado pelo pouco tempo de TV.
          
7. Pesquisa eleitoral longe das eleições deve ter hipóteses de cenários, de imagens e de ideias, de forma a, nos cruzamentos, mostrar quem terá fôlego na campanha. Marina terá fôlego para uma campanha num patamar expressivo, mas não para a possibilidade de vitória.   
Título e Texto: Cesar Maia, 08-8-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-