sexta-feira, 30 de agosto de 2013

País da avacalhação


José Manuel
Avacalhação é o ato de bagunçar, promover desordens e permitir algo absurdo do ponto de vista ético e moral
Por que somos o País da avacalhação?
Por mais que queiramos achar uma resposta, é muito difícil chegar a um consenso sobre o fato mais do que comprovado.
Afinal, hoje em dia, temos uma rede formidável de informações, que num "click " nos leva à mais remota parte do mundo, sabemos tudo o que se passa tanto nos países pobres quanto nas sociedades mais avançadas, mas continuamos a insistir em avacalhar as instituições, sejam de ensino, públicas, médicas, privadas, diplomáticas e políticas.
Nada se salva. De quem será a culpa?

Dizer que décadas atrás já éramos assim, tudo bem, mas hoje? Com toda a tecnologia ao nosso dispor?!

É uma questão de cultura? Concordo, há 30, 40, 60 anos talvez não tivéssemos dinheiro para dispor de uma enciclopédia em casa, até porque era caro.
Mas hoje? Temos a enciclopédia na palma de nossas mãos e só não sabe sobre qualquer coisa, quem realmente é vagabundo por genética. O poder que temos, inclusive, de avaliação do que é bom ou ruim à nossa sobrevivência, é enorme e jamais tivemos algo parecido.
Vejamos, nossas escolas são uma avacalhação completa. Desde a remuneração dos professores, passando pela qualidade do ensino administrado, às instalações precárias por falta de conservação.
Isto vai se sucedendo desde as escolas do ensino fundamental e acaba nas universidades, sejam elas públicas ou privadas. Por ano são despejados na praça milhões de jovens com canudos nas mãos, mas a mão de obra é extremamente precária, porque não temos escolas técnicas que ensinem o básico. Por quê?

As instituições públicas, como prefeituras, seguridade social, segurança, saneamento, são um caos total.
As prefeituras só arrecadam, a seguridade social não protege os seus segurados, a segurança pública é um constante desafio a qualquer sociedade civilizada e saneamento é coisa que teria de ser prioritária, mas que só existe e precariamente nas grandes cidades.
Isto é avacalhação, levando em conta o montante de impostos arrecadados. Por quê?
O nosso sistema de saúde é outro caos. Aqui a avacalhação é elevada à sua maior expressão, porque estão lidando com vidas. Será que não se apercebem disto?

Desde hospitais caindo aos pedaços, sem estrutura física para funcionar, falta de medicamentos e insumos básicos ao seu funcionamento à importação vergonhosa de médicos, que sequer falam o nosso idioma, e que que vão lidar com as camadas mais pobres da população, a grande maioria semi ou totalmente analfabeta! Por quê?
Às empresas privadas, não são oferecidas condições para que possam competir com mercados externos, sofrem uma carga tributária cruel, não lhes dão chances para gerar empregos suficientes e ainda permitem uma evasão de divisas monstruosa, que afetam não só o comércio como a indústria. Nesta semana de 26 a 30 de agosto soubemos que a indústria desceu ao patamar de 1955. Em declaração nesta mesma semana o presidente que, por sinal, é brasileiro, de um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, a Goldman Sachs, declarou com todas as letras que o Brasil gastou toda a sua poupança na Disney. Está nos principais noticiários.
Isto quer dizer que a conta está chegando, e aí?

O dólar e o euro já alcançaram os maiores patamares neste mês de agosto, desde que foi criado o real em julho de 1994.
Quer dizer que andamos para trás? Por quê?
Fundos de pensão, são coisa muito séria, porque giram bilhões, movimentam a indústria, alavancam o comércio, fazem um sistema bancário forte e principalmente porque na sua função principal proporcionam a seus participantes que pagam por eles, que só existem porque tem o aval do governo, a sua vida inteira, para ter uma velhice compatível com a sua vida laboral anterior.

Aqui no Brasil não. Vários são os que quebraram, inclusive o nosso Aerus, o quinto maior fundo do País à época. Aí, descobrem-se desvios, empréstimos que não poderiam existir, planos em desacordo com os contratos assinados, e tudo isso com o aval daquele que teria de ser o seu maior gestor: o governo
E aí 30.000 participantes, entre aposentados e os que estavam na ativa, lesados naquilo que é mais sagrado, nos seus alimentos. Isto é avacalhação. Por quê?

Novamente esta semana tivemos duas instituições completamente avacalhadas. A câmara dos deputados em Brasília sofreu o maior achincalhe da sua história, ao patrocinar o triste espetáculo de não cassar o cargo de um membro da mesma que está preso e foi condenado pela mais alta corte do País, por corrupção, ao se eximirem de votar nada mais do que 104 deputados. Deboche!
A outra, a diplomacia brasileira que tem como seu patrono o Barão do Rio Branco e entre os seus quadros ninguém mais do que o "Águia de Haia", o não menos célebre Rui Barbosa, sofreu um surto de avacalhação entre as trapalhadas de um ministro e a hombridade de um diplomata que preferiu prejudicar a sua carreira, a desrespeitar a lei universal dos direitos humanos. Outro deboche!

Por quê? A resposta está em nós optarmos de uma vez em ser uma sociedade que deseja um futuro compatível com os tempos modernos, e ficar em igualdade de condições com as nações modernas, porque para isso não nos falta riqueza, ou continuarmos a ser a pátria das chuteiras, dos corpos desnudos e da cerveja farta.
Será que não está na hora de dar umas palmadas nos responsáveis?
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, avacalhado pelo seu fundo de pensão: AERUS. 30-8-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-