quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Com o passar do tempo


Jonathas Filho
A idade nos faz juntar uma quantidade imensa de “coisas”. Guardamos isso e aquilo. Até mágoas, ressentimentos, vitórias, erros, esperanças. Guardamos lembranças, saudades, visões de bons tempos. Com o tempo passando, inexorável como sempre, deixamos de ser meros “guardadores” e somos “promovidos” a grandes colecionadores.
[Colecionar significa reunir (algo) em grandes quantidades, catalogadas por categorias, classes, etc.]

Nos tornamos então grandes colecionadores de... PERDAS.
Perdemos parentes, amigos, colegas, vizinhos, conhecidos…
Perdemos jovialidade, vigor, agilidade... viço, flexibilidade...
Perdemos empregos, direitos, causas...
Perdemos até a presença física, pois algumas vezes, somos ignorados… aí nos tornamos invisíveis.
Temos de nos cuidar muito bem para não continuar perdendo mais dessas riquezas e também para evitar ao máximo de se perder a razão, a memória, o bom humor, a alegria e a vontade de viver.

NÃO PERCA MAIS NADA!
Para isso exercite-se. Sempre que puder e quiser, vire criança. Ser criança é muito importante. Brinque com seus netos, com seus filhos. Brinque com seus amigos. Entre para uma Academia de Ginástica, faça Dança, pratique algum esporte mesmo que seja só para “pescar” colegas.

Exercite a sua visão; seja voyeur da beleza, da paisagem, da graça e do encantamento. Exercite seu coração dando amor e esteja sempre disposto a recebê-lo de volta, de preferência duplicada. Faça sexo, mesmo que seja só com você. Com seu amor, o sexo aumenta sua vida em mais 50 anos.

Exercite a sua voz e cante, mesmo que seja no banho, mesmo que seja uma pequena, repetitiva, cansativa e insuportável Ária de uma Ópera, de uma Cantata ou Oratório. Exercite seus ouvidos; ouça música que lhe embale no sonho, que lhe relembre emoções; músicas de filmes, das festas, cantadas ou orquestradas. Música sempre toca… profundamente.


Leia livros, jornais, revistas, murais, bulas de remédios, até pichações e afins.
Exercite essas pernas que te levarão para conhecer outros lugares nesse pequeno mundo. Pernas fortes não têm “amizade” com bengalas, bastões ou “andadores”. Ande pelo menos mil passos por dia, se puder conte-os. Se puder, corra. Exercite seus braços, abraçando… apertando, aconchegando… segurando um ente querido.



Exercite sua imaginação, faça um curso e estude. Estude pintura, outro idioma, cultivo de flores, fotografia, informática. Compre um computador, um notebook; entre para uma rede social, acesse sites que lhe agreguem conhecimento, lhe esclareça, lhe oriente.

Exercite sua fé. Tenha fé em você mesmo, no seu ESPÍRITO.
Faça meditação, frequente você interiormente, analise-se. Reconfigure suas idéias. Sinta-se capaz de fazer 180 graus e retornar à crença que você tem um poder muito grande de transformação, com o qual se levita e se levanta, se revigorando para o sua total LIBERDADE, PAZ e ALEGRIA. 
VIVA!
 
Título e Texto: Jonathas Filho, 26-9-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-