quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vinte anos aposentado pelo Aerus

Nelson Ribeiro
Caros companheiros(as) de infortúnio,
Fui admitido na VARIG em agosto de 1960, portanto, lá se vai mais de meio século que isto aconteceu. Apesar de ser aeroviário com muito orgulho, sempre trabalhei junto ao Grupo de Voo.
Iniciei no Despacho de Tripulantes (SDUOS), passei para  Escala de Voos (SDUOF), depois para o Departamento de Voo Simulado. Em 1990 fui convidado para assumir a Gerência da Escala de Comissários (GIGHV), onde permaneci até me aposentar, em outubro de 1993.

Nessa caminhada, de mais de 33 anos, consegui fazer inúmeros amigos, tanto tripulantes, como pessoal de terra. Na VARIG, concluí meus estudos, me formando em Administração de Empresas, com uma pequena ajuda da Fundação, através de uma bolsa que era fornecida aos funcionários.
Viajei por diversas vezes pelo Brasil e Exterior, portanto, era muito emocionante cada vez que passava por algum aeroporto, por mais distante que fosse, era ver aquelas aeronaves, azul da cor do céu,  trazendo na cauda o Ícaro, depois a Rosa dos Ventos com o prefixo iniciando com a letra V...

Quando comecei, a VARIG recém tinha absorvido a empresa AERO GERAL, e estava iniciando a Ponte Aérea RJ/SP/RJ, uma operação conjunta VARIG/CRUZEIRO DO SUL/VASP.
Nessa época, os voos da VARIG e CRUZEIRO eram operados com os Convairs 240/340/440 e os da VASP com o SCANIA.
Como foi gratificante trabalhar no SDU, perto do pessoal do abastecimento, da manutenção, do despacho, da comissaria, etc, etc... 


Pouco tempo depois veio fazer parte da nossa VARIG o Consórcio REAL/AEROVIAS/NACIONAL, com seus tripulantes, carinhosamente, chamados "calças pretas" e que rapidamente foram se transformando em "calças azuis" numa só família VARIG.
Tempos depois, veio a PANAIR, a PARAENSE, enfim, num piscar de olhos, o que mais se via era aeronaves com prefixo V... por esse mundo de Deus...

Mais tarde, foi absorvida a CRUZEIRO DO SUL, com sua frota de aeronaves iniciando com a letra C... aí então, a empresa agigantou-se mais ainda. 
Quanta gente nova, como era bom fazer parte desta população enorme que num "piscar de olhos" foi se tornando uma só "família" VARIG, com todas as aeronaves iniciando o prefixo com a letra V... Era uma satisfação, uma alegria, ver os tripulantes oriundos das outras empresas operando os aviões da VARIG, e os funcionários de terra irmanados num só propósito,  pelo engradecimento da empresa, uma força inacreditável de sucesso.

Aeroporto Internacional de Brasília, início da década de 90. Foto: Guilherme Coelho
Em 1982 nos acenaram com o  FUNDO DE PENSÃO AERUS, era tudo que eu precisava para ter uma velhice feliz, sem depender de INSS, podendo bater no peito com muito orgulho, que era um ex-VARIGUIANO, pertencente ao AERUS, que me proporcionaria tudo que eu havia sonhado.

Estou relembrando esta fase da minha vida porque amanhã, dia 31 de outubro, fazem exatamente 20 anos de quando me afastei do trabalho, passando a ser participante aposentado do  AERUS. Naquele tempo não se falava em Planos I ou II, tudo era AERUS.
Graças ao Fundo de Pensão  consegui manter a escolaridade de meus filhos, uma se formando em Farmácia e o outro em Medicina Veterinária. Cada dia que passava tudo era felicidade...
Os filhos casaram, fazia eu projetos para o futuro, viagens, netos, enfim, era uma vida, que se desenhava, "cor-de-rosa"... 

De repente, em abril de  2006, aconteceu o inesperado, a vida "cor-de-rosa", passou a "vida cinza" com a INTERVENÇÃO DO AERUS e a decretação da falência da VARIG, aí, da noite pro dia, tudo se transformou em trevas, eu e cerca de mais dez mil aposentados e outros tantos milhares ainda empregados, ficaram ao "deus dará". Nesta época, honestamente, fiquei sem rumo, pois já estava quase com 70 anos, mas iniciei um novo ciclo da minha vida, tentando colaborar nesta incansável luta que já dura quase 8 anos.

Quando uma luz verde acende ao final do túnel, vem logo uma tempestade e a luz fica enfraquecida. Foi quando fui participar da APRUS para tentar somar na luta por um ideal e com isto, consegui ainda mais amigos que também como eu, estão ainda acreditando que tudo isto terá um final feliz, final este, que devido à demora, que já está se tornando um tormento para todos nós. 

Honestamente, não guardo rancor nem ódio de ninguém, pois infelizmente existe uma minoria de infelizes e incapazes, repletos de vaidades, que sempre querem ser os donos da verdade,  e tem também,  aqueles sempre pensando "pra baixo", lembrando que todos juntos iremos para o mesmo lugar ao fim de nossas vidas...   
Aos que me recebem em suas casas, através da Internet, com mensagens e repasses, meu fraterno abraço e com a FÉ de que um dia próximo, o sol irá brilhar novamente para todos. 
Nelson Pereira Ribeiro - Membro do Conselho Deliberativo da APRUS 

P.S. - Viajando de Floripa para Rio, há alguns meses atrás, o voo da Gol fez escala em Guarulhos com troca de aeronave. No embarque, em GRU, entrei no ônibus que me levou até o avião. Ao descer do ônibus,  qual não foi a minha surpresa de ver a nave à minha frente, um B-737/800, com prefixo VBU (antigo C-46 da Varig), na fuselagem a marca  VARIG, porém, a Rosa dos Ventos na cauda, partida ao meio e o prefixo ao em vez de PP-VBU era PR-VBU e ao adentrar a bordo, a nostalgia terminou porque tudo se tornou laranja e cinza, cor da empresa que me transportava, e o pior, foi ver que duas comissárias do voo eram remanescentes da Pioneira, vendendo o lanche de bordo, que nem garçonetes, pois o passageiro só tem direito a copo de água grátis e nada mais. 
Título e Texto: Nelson Ribeiro, 30-10-2013

Relacionado:

6 comentários:

  1. Vida longa é o que te desejo Nelson Ribeiro! Que o teu e o nosso mundo se torne cor de rosa novamente
    Há que ter esperanças e forças para continuar lutando.
    Você é "o cara"! Acredite nisso!
    Um forte abraço.
    Fernando Vieira Dutra

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS NELSON GRAÇAS A DEUS HÁ MUITO MAIS COISAS PRA SE RECORDAR E VIVER !!!! GRANDE ABRAÇO.
    GERALDO CUNHA

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo compadre: saiba que Deus escolheu ninguém mais
    digno que Você pra viver esta linda história. Eis aí um grande vencedor.
    Parabéns por tantas belas e emocionantes vitórias

    ResponderExcluir
  4. Uma bela e fascinante história. Valeu Nelson...

    ResponderExcluir
  5. Dia 30102013, 22h58min. Iludidos.
    DTS

    ResponderExcluir
  6. A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm - ainda a possuem.
    Tales Mileto
    bjs Janda

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-