terça-feira, 29 de outubro de 2013

Zarro-negrinha (Aythya fuligula)

O contraste da plumagem preta e branca tornam os machos deste pato-mergulhador reconhecível a grande distância. No entanto, nos últimos anos este bonito pato tem vindo a tornar-se cada vez menos frequente em Portugal.

Foto: José Viana

Identificação
O macho é fácil de identificar: cabeça, peito, dorso e infracaudais negros, flancos brancos dão à plumagem um forte contraste. Se a observação foi feita de perto, é também visível um pequeno penacho pendente na nuca. A fêmea é acastanhada, mas os flancos mais claros contrastam com o dorso e o peito, mais escuros. O olho de tom amarelo-torrado ajuda a identificar esta espécie.

Abundância e calendário
Outrora um visitante comum, este pato parece ser actualmente bastante raro e irregular no nosso país, embora ocasionalmente ainda sejam observados bandos de algumas dezenas ou mesmo centenas de aves. Tal como a maioria dos patos que ocorrem em Portugal, o zarro-negrinha é sobretudo invernante, podendo ser visto entre Outubro e Março. Existem referências pontuais à sua nidificação, mas esta, a acontecer, é certamente excepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-