sexta-feira, 29 de novembro de 2013

60 anos da EVAER – Mais um saudoso recordar...

Nelson Ribeiro
Hoje, dia 29 de Novembro de 2013, comemoramos os 60 anos de formatura da primeira turma de pilotos formados pela EVAER (Escola VARIG de Aeronáutica).


Quando ingressei na VARIG em 1960, muitos destes "formandos" já exerciam a função de Comandante, uns no C-46, outros no CV-240. Me lembro muito bem, pois comecei no Despacho de Tripulantes e cansei de preencher o formulário para pagamento das diárias, assim como a documentação para entregar ao DAC (Plano de Voo), assinado por eles, antes das decolagens.

Com alguns meses de VARIG, pela primeira vez viajei de avião, na Ponte Aérea SDU/CGH, a bordo da aeronave PP-VDH e nunca me esqueci de que quem comandava o voo, era o Cmte. Flemming. Recordo-me do seu amigo inseparável, pois residiam no mesmo prédio em Copa, o saudoso Cmte. Ricardo, meu abraço a D. Ruth, sua viúva, a quem fui apresentado pessoalmente.
E o nosso querido "turco" Achutti, tirando reserva no SDU, sempre bronqueando com o pagamento das diárias, pois, eu as vezes me atrasava em preenchê-las.

Não posso me esquecer da primeira vez em que viajei para Nova Iorque, num B-707, cujo Comandante era o "véio" Décio, e eu que nunca tinha ido a NYC  fui convidado para almoçarmos juntos os deliciosos "shrimps" na Broadway (a conta cada um pagou a sua).

E os cargueiros C-46, os corujões que vinham de Porto Alegre de madrugada. Por diversas vezes, deparando cedinho com os voos recém-pousados sob o comando do Cmte. Ungaretti. Quando este veio transferido para o Rio de Janeiro, voar o CV-240, trouxe de Porto Alegre um Chevrolet vermelho, lindo. Um dia, a comissária Jocely, numa manobra desastrada, arranhou a "preciosidade" deixando o "Unga" uma fera. Infelizmente, algum tempo depois, esta comissária veio a perder a vida no acidente do PP-VJB.

Cmte. Fedrizi também conheci, pilotando C-46, mas pouco tempo depois deixou a VARIG, pois me parece que foi voar em outra empresa.

Cmte. Pastor, sempre tranquilão, morava na Tijuca, perto do Campo do América, e quantas vezes fui em sua casa convocá-lo para voar, pois naquele tempo, ter telefone, era um luxo, Uma abraço também para D. Maria Lúcia, sua viúva.

Cmte. Almada, sério, circunspecto, tive contato com ele, quando chefiava, me parece, rotas no SDU, e até hoje mantenho contato com sua viúva, Sra. Massumi.

Cmte. Lobo, um número à parte, sempre brincando, com suas piadinhas e gozações, tempos depois acabou sendo o Piloto-Chefe da empresa. Certa vez, ele voando L-1049 Cargueiro, perdeu a hora do voo. Morava em Vila Isabel e lá fui eu acordá-lo de madrugada, jogando pedras no vidro de sua janela, pois perdeu a hora do voo e estava com ar-condiconado ligado.  Cmte. Veiga, tive pouco contato pois era da base São Paulo, assim como o Cmte. Jair, porém, este até que convivi bastante quando era Chefe do Equipamento.

B-707
Quando ingressei em 1960 haviam recém-chegados os B-707, e o Wiedemeyer, que diziam ser "peixe" do “seu” Berta, operava este equipamento como Segundo-Oficial, um amigo excepcional, pois hoje convivemos como vizinhos aqui em Floripa, e graças a ele esta homenagem dos 60 anos está sendo realizada. 
Fredy Wiedemeyer, foto: Foto: Jessé Giotti/Agência RBS
Destes todos, somente não conheci o Cmte. Barroso, pois um pouco antes da minha admissão, havia falecido num acidente de DC-3, porém, neste acidente sobreviveu o Rádio-Operador de Voo, que depois veio a ser comissário, e hoje em dia está de frente nesta luta pelos nossos direitos do AERUS, o amigo Amaury Guedes.

Meus colegas da VARIG, pareço estar sendo piegas recordando este tempo maravilhoso, tempo este que, graças a Deus, nos meus 75 anos de idade, ainda estão bem claros em minha memória, porém, não voltarão mais.

Amigos formandos, como me é impossível comparecer, prometo, com todo carinho que vocês me merecem, no próximo domingo, aqui em Jurerê/Floripa, farei colocar o nome de vocês todos, vivos e falecidos, na intenção da Santa Missa da 18 horas na Igreja de São Francisco de Assis, como uma pequena homenagem de minha parte.
Fraternos abraços,
Título e Texto: Nelson Pereira Ribeiro (Nelson da Escala), hoje, Nelson/APRUS, 29-11-2013

2 comentários:

  1. Bela homenagem Nelson. Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oí, sou Ana Carolina filha do véio, muito obrigado por compartilhar das histórias,tenho muita saudade!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-