segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Acordo bom é o que está acordado

escrevi algumas vezes (e fui insultado outras tantas) que não entendia (também não aceito) a exclusividade da representação de TODOS os ex-trabalhadores da Varig, aposentados e pensionistas Aerus, afetados pela falência daquela e a liquidação deste, detida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas nas pessoas de Graziella Baggio e Zoroastro Lima. Eu disse, exclusividade de representação, não disse ser contrário à presença dessas pessoas.

“Respondem-me” por aí e acolá, que a ação é/foi patrocinada pelo SNA. Muito bem. Mas, só existe essa ação? É essa ação (Civil Pública 2004.34.00.010319-2) a única responsável pelo espoletar da promessa governamental de um acordo? Não existem outras ações? Por exemplo, o RE 571969 (a Defasagem Tarifária, proposta pela Varig) e a da Terceira Fonte (pelo Aerus), passam ao lado?
E as outras ações contra o Governo Federal e Aerus, patrocinadas por outros grupos e/ou pessoas?
E as milhares de ações individuais nos tribunais trabalhistas?

A ausência descarada e inexplicável de outras entidades e/ou pessoas sentadas à mesa, do mesmo lado dos dois representantes do SNA, me intriga demais. Fico pensando em qual seria o interesse do Governo em “negociar” com uma só representação (podemos chamar de tendência) ao invés de negociar com uma ampla representação, reunindo outras entidades, tendências, lideranças(?), assim facilitando e acelerando o consenso?
Um governo seriamente empenhado em resolver um problema social chamaria, por conseguinte, todos os parceiros sociais que fosse encontrando pelo caminho. Porque estaria interessado em falar com todos e para todos ao mesmo tempo!

Cada vez que vou ao meu perfil no Facebook apercebo, escritas ou compartilhadas por ex-trabalhadores da Varig, fortes críticas à governação de Dilma Rousseff (do PT) e ao Partido dos Trabalhadores. Parece ser uma unanimidade.
No entanto, uma parte (não sei mensurar) desse mesmo grupo deposita toda a confiança em tratativas entre esse mesmo governo e um sindicato, ou melhor, uma das duas pessoas que sempre reluziu ser amiga do petista-mor. Como conseguem diferenciar ou dissociar o governo para o Brasil e governo para ex-trabalhadores da Varig?!
Como pode alguém, bem-intencionado, desconfiar e criticar o governo para brasileiros e alardear isso, ao mesmo tempo em que confia nas intenções desse mesmo governo negociando com um pessoal chegado ao PT? Acham que para os brasileiros, em geral, ele, o governo, é Mr. Hyde, e para os ex-trabalhadores da Varig, Dr. Jekyll?


Relacionados:

2 comentários:


  1. "Hall da Fama"
    "Luzes da Ribalta"

    Tem acontecido comumente.
    Só escapa, quem compreende,
    Já acordou, ou melhor, já despertou.

    Aposentado assistido Aerus
    IVAN Ditscheiner

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-