sábado, 23 de novembro de 2013

Ainda bem que Massamá não é Portugal

Como o meu único leitor já sabe, não acompanho mais na imprensa portuguesa, a escrita e a televisionada, o trovejar diário da desgraça atual de Portugal e que, é evidente, porque a torcida é avassaladora, vai piorar!! Não acompanho mais, não só por não ter espírito masoquista como, tampouco, suporto a tentativa burlesca do instigamento contra o que essa malta, por várias razões (a maioria, corporativas e ideológicas) seleciona. Que, é claro, colide com os interesses instalados e ideologias arraigadas.

Vou sabendo de alguns detalhes do que se passa por canais transversais: os blogues que sigo e/ou que subscrevo. E vou republicando algumas dessas corretas intervenções e esclarecedoras postagens.

Bom, então, vou passar a justificar o título.

Era meio-dia quando entrei na farmácia para comprar uns antibióticos que o “pediatro” de Kenzo receitou ontem. Kenzinho, além de estar com um grande tumor na tireóide que, felizmente, cresceu para fora, havia perdido drasticamente o apetite. Ontem, o doutor se apercebeu de um pequenino tumor na gengiva esquerda. Injetou-lhe um antibiótico e receitou outros dois em forma de comprimidos.

A farmácia estava cheia. Retirei a senha e fiquei esperando. Estava sendo atendido o número 58, o meu era o 70. E olha que hoje eram cinco pessoas a atender!

As farmácias em Portugal são diferentes do conceito norte-americano ou brasileiro: que vendem de “tudo”, têm uma ampla área de self-service e, mais no Brasil, muitos balconistas atendendo na farmácia propriamente dita.

Além da receita para Kenzo também levava uma receita para vacina antigripal, que não havia. “Só no posto de saúde”, disse-me o gentil atendente. (No Brasil, você vai à clínica de vacinações, paga, e a “moça” aplica-lhe a vacina).

Quando saí da farmácia ela continuava cheia: de pessoas que lá foram para comprar remédios.

Depois rumei para o supermercado Pingo Doce, para comprar uns lombos de frango para preparar a canja para Kenzinho. Estava anormalmente cheio. Hesitei, mas logo pensei que era melhor não deixar para depois… Peguei os lombos, pão, mortadela e duas garrafas de vinho Dão “Castelo de Penalva”, em promoção, por € 1,74 e rumei às caixas… filas grandes, “compras de mês”, acho que eram professores que receberam ontem, como nos informou Ramiro Marques.



Uni, duni, tê/Salamê, mingüê/Um sorvete colorê/O escolhido foi você!... caixa 2. E lá fiquei, pacientemente, esperando a minha vez. E pensando no carrossel da economia.

Que, apesar da vontade de muitos, continua a circular e, a cada volta completa, leva umas figuras e traz outras. Como a lavanderia self-service nas arcadas do Shopping Center de Massamá, cuja próxima abertura está anunciada… mas, o pessoal lá do primeiro parágrafo só menciona as figuras que o carrossel levou, entendeu?

Bom, aí, quando entro na portaria e abro a caixinha de correio, modo de ver se já chegou o comunicado da Receita Federal anulando a absurda iniquidade contra os aposentados residentes no Exterior, pego um panfleto. Não era da Receita, mas tem a ver com Brasil:



E mais uma vez me surgiram os kiumbas do primeiro parágrafo que só fazem falar do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) dos restaurantes, agora de 23%: que são uns coitadinhos, que mais de 100 mil pessoas ficarão desempregadas, mais de 80 mil restaurantes fecharão as portas, o mundo é quadrado e as bifanas triangulares, que não haverá mais pães para os pregos… no pão, etc…

(Gozado!, por que, no supermercado, eu pago 23% de IVA no frango assado, mas se eu comê-lo no restaurante pagaria só 6%? São frangos raquíticos?)

Então, esses ‘brasileiros’ que abrem um restaurante em Massamá com o IVA da restauração a 23%, só podem estar loucos! Amanhã vou lá olhar essa INÉDITA iniciativa!
PS: Kenzo já comeu melhor. Vamos ver esta noite, como ele vai encarar a canja feita por este "Chef" que vos escreve...

2 comentários:

  1. IVA na restauração teve impacto positivo de 180 milhões
    http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3552253&seccao=Dinheiro%20Vivo

    ResponderExcluir
  2. Rápidas melhoras para o Kenzo :)

    Tenho sido insultado do pior por isto:

    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/11/o-espirito-de-salazar-esteva-na-aula.html

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-