segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Carta aberta ao Egoísmo

Jonathas Filho
Todos querem uma sociedade justa e igualitária mas o que se vê mesmo naqueles que empunham (ou empulham?) tal bandeira é o egoísmo.
Egoísmo disfarçado em competição onde vale tudo, inclusive a falta de ética, a falta de honestidade, a falta de vergonha...

Os Grandes Avatares dessa nossa existência, neste planetinha azul, sempre indicaram o caminho do amor para uma vida melhor.


Disse Bhuda: “para alcançar a iluminação, você deve se despir de todo o egoísmo”.

Disse Jesus: “seguir-me significa renunciar ao mal, ao egoísmo.”

Disse Meishu Sama: “a semente do mal tem origem no egoísmo...”

Disse Saint Germain: “remova da sua mente a descrença e o egoísmo...”

Disse Confucio: “ se um homem puder dominar seu egoísmo, todos os chamarão de bom”.

Enfim, todas as correntes, filosóficas e religiosas; aquelas que infundiram através dos tempos, nossos conceitos e códigos morais, consideram o egoísmo como o molde onde se fundem e se confundem todas as mazelas da humanidade, tornando infeliz qualquer sociedade. Todos os Avatares sempre ensinaram o amor ao próximo como a máxima lei de desenvolvimento humano. Quando não amamos nossos irmãos, nossos pares, nossos concidadãos, somos egoístas praticando o egoísmo. Como poderemos nos desenvolver físicamente, intelectualmente ou espiritualmente se praticarmos ações egoístas?

Quando pensamos só em nós... estamos sendo egoístas. Quando ocupamos o espaço do outro, estamos sendo egoístas. Quando impedimos a realização de um bom ideal ou de uma meta justa de uma pessoa ou grupo, estamos sendo egoístas. Quando impedimos o acesso ao conhecimento, estamos sendo egoístas. Quando relegamos ao descaso um direito adquirido, estamos sendo egoístas.

Porque consideram que as nossas atitudes são sempre erradas ou inadequadas? Porque adotam como a melhor Lei a famosa “Lei de Gerson”, aquela em que levam vantagem em tudo?
                  
Quando se criam obstáculos à recuperação e ao restabelecimento de nossos direitos legítimos, com processos transitados por todas as instâncias, desde a base da Justiça até a Suprema Corte e sendo reconhecidos tais Direitos, pergunto: Isso é egoísmo?

SIM, É!!! E também é falta de AMOR, pois todo amor tem a concordância dos dois lados, num ACORDO que tem de ser BOM MUTUAMENTE, porém, como o EGOÍSMO ama a si só, tal acordo também não ata nem desata, numa “lenga-lenga” indigna.
Título e Texto: Jonathas Filho, Ex-Comissário Varig, Aposentado Aerus, 18-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-