sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Consequências

João Bosco Leal

Um dente quebrado durante uma briga, uma corrida, uma brincadeira e as mais variadas marcas adquiridas pelo corpo, são consequências de atitudes e comportamentos diversos, mas as cicatrizes, por não se formam em cadáveres, são belas e significam que sobrevivemos.

A quantidade de colegas e amigos adquiridos e os títulos de carismáticas ou sisudas dados a muitas pessoas, como tudo na vida, são consequências de seus comportamentos ao longo do tempo.

Os pais que educam seus filhos dando-lhes tudo sem que trabalhem, não estão educando, mas destruindo-os, pois serão adultos que não aprenderam a dar valor ao que se ganha com o próprio suor, a respeitar outras opiniões, cumprir regras, horários e que nunca aprenderão a sobreviver sem ajuda, principalmente a financeira.

Além dos homens que não saberão trabalhar, as mulheres que não foram preparadas para a vida, mesmo quando infelizes, muitas vezes se submetem a permanecer em casamentos fracassados simplesmente por não serem capazes de produzir para o próprio sustento.

Como o esperado cronologicamente é que esses pais deixem de existir antes de seus filhos, estes passarão a pedir ajuda aos mais próximos, como avós, tios, irmãos, primos ou amigos, normalmente se fazendo de vítimas para abalar emocionalmente as pessoas de quem solicitam, mas independentemente do que contarem para justificar seus pleitos, suas histórias serão, certamente, consequências de algo que fizeram ou deixaram de fazer no passado.

Não é justo nem digno, usar de subterfúgios emocionais ao solicitar ajuda como, por exemplo, lastimar-se por haver gasto uma fortuna com doenças porque, no mundo todo, as pessoas que querem ser atendidas em hospitais particulares e escolher o seu médico, precisam ter um plano de saúde, ou devem se conformar em serem atendidos pelo médico de plantão, na rede pública de saúde.

Muitas experiências nos fazem sofrer, mas ao mesmo tempo precisavam ter ocorrido para permitir nosso crescimento. Desde os primeiros passos a vida mostra que só após uma queda as pessoas aprendem a se levantar. Isso também deveria ensinar que, lastimar prejuízos financeiros não resolverá um problema cuja única solução é mais trabalho.

Um acidente automobilístico pode provocar invalidez temporária ou permanente, matar ou ainda causar danos físicos e materiais também em terceiros e por isso, não possuir um seguro veicular e de saúde é uma irresponsabilidade que poderá causar consequências irreparáveis.

Sejam maiores ou menores, todos têm os seus problemas, e jogar a culpa dos seus em outra pessoa ou querer que elas os resolvam é covardia. A AIDS, o vício em drogas, o alcoolismo ou uma gravidez indesejada, são provenientes de atitudes tomadas no passado e cada um deve arcar com as consequências de seus próprios erros.

Ao experimentar drogas, os que se viciam têm, como consequência, além da autodestruição, a dilapidação de seu patrimônio e, normalmente, também a destruição emocional e financeira de suas famílias.

Todos podem escolher quando, como e para onde irão, mas agindo contra os valores e princípios morais básicos, lá jamais chegarão da maneira desejável, pois o amanhã trará consequências de cada atitude tomada hoje.

Pense no que fala ou faz, pois algumas coisas na vida não possuem preço, mas certamente, todas têm troco.
Título, Imagem e Texto: João Bosco Leal, 01-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-