quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Falando em filmes...


Jonathas Filho
Ah... “A Doce Vida” de viajar e conhecer outros lugares…
Me lembro da “Última Vez Que Vi Paris” foi numa manchete em um jornal que li e que “O Vento Levou” quando distraidamente estava sentado em “Um Bonde Chamado Desejo”, num tour que “Aconteceu em Atenas”.  


Quando fui transferido para “A Cidade dos Anjos” fui acompanhado da minha “Grande Família” incluindo minha cachorrinha. Mesmo naquela “Batalha de Los Angeles”; “A Hora Mais Escura” naquela “Cidade de Deus” era aquela em que eu acordava muito cedo, para depois voar por 13 horas ou mais, e “Amanhecer” em “Tokyo”, capital do “Império do Sol Nascente”. “O Voo”, na maioria das vezes era muito tranquilo, pois os “Passageiros”, em grande parte, eram orientais procedentes do “Rio” ou São Paulo para Tóquio ou Nagoia e para esses passageiros isso era, de fato, “Uma Odisséia No Espaço” que chegava por lá na “Vigésima Quinta Hora”.


Ter passado aqueles anos voando em L.A., sinceramente não foi por estar “Fugindo do Inferno” para “Viver por Viver”; muito ao contrário, não foram “Tempos Difíceis”. Sei que todos nós, isto “Baseado Em Fatos Reais”, não estávamos só contando com “O Dinheiro” ou vivendo lá “Por Um Punhado De Dólares” como “Mercenários”. Não foi pelo “Desejo de Matar” o tempo, tampouco com “Segundas Intenções” e também não fomos para lá para “Comer, Rezar e Amar”. Poderia ser até que estivéssemos “A Procura da Felicidade”, quem sabe?


Diria “Uma Mente Brilhante” que isso foi uma “Incrível Obsessão” de voar e conhecer outros lugares.  
Mesmo com o tempo nublado comum pelas manhãs ou com aqueles “50 Tons de Cinza” provocados pela poluição e apesar de todas as implicações de eu ser “Um Estranho No Paraíso” naquela cidade; fui me socializando e cultivando a “Amizade” de um e de outro vizinho; amizades estas que até hoje perduram. “Apesar da Melancolia” de estar “Vivendo e Aprendendo” num tempo fora do meu “Habitat”, aquilo não era uma “Missão Impossível”.


Eu não tinha de tomar “Decisões Extremas” e nem durante esse período eu não estive no “Inferno de Dante”. Quando lá cheguei, aluguei “A Casa” em Torrance City onde vivemos “Tempos Modernos” e felizes. Nas minhas folgas, sempre tive ao meu lado “Uma Linda Mulher” que normalmente estava “Vestida Para Matar”, que era e ainda é, de verdade, “Uma Grande Mulher”. Minha filha e meu filho, naquela época, contracenavam conosco como “A Dupla Do Barulho”. “O Quinto Elemento”, coadjuvante nessa “Tropa de Elite” era a minha kirida cachorrinha da raça Schnauzer, nominada de Warm of Tropical Sun mas, carinhosamente chamada de Sica (i.m.) que foi e continua sendo a “Minha Eterna Paixão”.


“Sempre Aos Domingos” quando eu estava de folga, vez por outra almoçávamos no “Bye Bye Brazil”, uma churrascaria que pertencia a um “Flight” Engineer, que era muito popular no nosso meio.

De certa forma, voar naquela Base era como “Idas e Vindas do Amor”, tipo... “Como Se Fosse A Primeira Vez”. Com certeza era “Agonia e Êxtase” dado as peculiaridades, vicissitudes e esforços inerentes ao tipo do nosso trabalho. Às vezes eu chegava em L.A. no “Crepúsculo” bem “Antes do Por do Sol”. Quando anoitecia, “Lágrimas de Felicidade” percorriam a minha “Face Oculta” com “Alegria” agradecendo por ali estar. Mesmo que ainda assim eu fosse somente “Um Rosto Na Multidão”, eu não era “Um Estranho no Ninho”; eu conhecia tudo por ali.


Passou o tempo e como tudo passa e “Um Dia” acaba; terminou o tempo do meu baseamento e então “De volta ao passado” fiz “O Retorno” ao Rio de Janeiro, onde fiquei submetido à Escala (que já tinha deixado “Em Algum Lugar do Passado”) nos voos da Rota LAX, mas fiz muitos outros voos estando de “stand by”, para Paris, Frankfurt, Lisboa, Madrid, etc, etc, etc. Nesse tempo, na minha base Rio assisti seguidas vezes um “Faroeste Caboclo”... Muitos tiros, muito medo!!! Mas, obviamente “O Código” para se estar em segurança é não viver “Além dos Limites” ou entrar em algum “Jogo Sujo”.


Mais algum tempo se passou até que me fosse solicitado passar “Nove Meses” num baseamento em Hong Kong, mas isso é uma “Outra História De Amor”… pela Varig. 
Título e Texto: Jonathas Filho, é cinéfilo inveterado!!! Ex-Comissário Varig, Aposentado Aerus, 20-11-2013

6 comentários:

  1. Fiquei encantada com o belíssimo texto. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cleia Carvalho, assim mais me estimula!
    Jonathas Filho

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathas, eu gostava muto do "Aeroporto", onde vivi "Os Melhores Anos de Nossas Vidas", mas não dava muito valor, pois "A Mocidade é Assim Mesmo".
    Abraços e gostei muito do seu texto com titulos de filmes, Pois sou uma fan de cinema.
    Janda.


    ResponderExcluir
  4. Obrigado por me ler kirida Janda, valeu mesmo!!!
    Jonathas Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jonathas Filho. Convivemos muIto pouco, pois somos de geracoes diferentes, porem pude perceber, que sempre fostes iluminado, mesmo sem saber. Lamentavelmente, chegamos todos a uma situacao caotica. Contudo,compreendendo que esta e a roda da vida. Tudo se transforma e se tranformou de forma dolorosa para nossa grande familia de Variguianos. Porem, compreendo que ao menos poderemos levar eternamente em nossos coracoes, estas doces lembrancas que pudemos viver intensamente por longos anos, voando por todo este planeta, nas asas de nossa querida, amada e inesquecivel VARIG. Agradedo a Deus por tudo e tanta alegria me me proporcionou, por poder fazer parte daquela grande empresa por varias decadas, junto com pessoas incriveis como voce meus caro Jonathas.
      Um forte abraco;
      Mauricio Ferreira.

      Excluir
  5. Obrigado pelas palavras carinhosas, kirido Mauricio. Retribuo com um fraternal e grande abraço!!!
    Jonathas Filho

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-