sábado, 9 de novembro de 2013

Por que Portugal sempre se esconde de seus triunfos?

A propósito de "Qual a maior batalha portuguesa?


José Manuel
Isto foi uma das coisas que sempre me intrigou ao longo da vida: o porquê da abstenção portuguesa em relatar os seus feitos ou mesmo os seus produtos.
Uma nação com uma história tão maravilhosa ao não se vangloriar por isso nega a si própria a realização destes atos. Ao contrário de nações como a França, por exemplo, que investe mercadologicamente até em suas derrotas, Portugal sempre se esconde de seus triunfos. Por quê?
Será que a escola de "marketing" sempre foi fraca em Portugal?

Portugal tem um dos três melhores vinhos do mundo, tem o único vinho naturalmente gaseificado, o famoso vinho verde, sem ser achampanhado, tem a região demarcada mais antiga do mundo que é a região do Douro e seu maravilhoso vinho do Porto e, finalmente, tem o melhor azeite do mundo, pois nada se compara ao seu aroma e paladar, e aí? Onde isso é tão conhecido?



Os vinhos italianos, por exemplo, são bons, mas não tão bons quanto os portugueses e, no entanto, o merchandising é fabuloso. Por quê?
Portugal tem vinhos que colocam por terra qualquer afamado francês. Os espanhóis não chegam nem aos pés.

Estou dizendo isto tudo com conhecimento de causa , pois andei 32 anos pelo mundo, e isso sempre me chamava a atenção, ou seja, a pouquíssima divulgação de seus melhores produtos.
Ultimamente é que se nota uma reação e empresas de azeite, por exemplo, estão mais agressivas.


Algumas vinícolas também o estão, mas precisa ser muito, muito mais do que o fazem.
O solo português é talvez o melhor da Europa, devido à sua formação geológica e situação geográfica privilegiada por duas correntes marinhas.
O bacalhau, por exemplo, nunca foi português, mas não se come em nenhum local do mundo e com a diversidade de receitas esse famoso peixe, como em Portugal.


E então? O que está faltando?
História, literatura, gastronomia e vitivinicultura são extremamente vendáveis e rentáveis, e Portugal possui as melhores do mundo.
Estão precisando de marketeiro?
Eu me candidato, com prazer, e faço Portugal desabrochar.
Título e Texto: José Manuel, 09-11-2013

A Ginginha, 02-07-2013, foto: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-