sábado, 30 de novembro de 2013

Último texto

José Manuel

Pois é, estou aqui escrevendo de novo.
Não deveria! Mas eu tenho garra, tenho personalidade forte e o sangue flui abundantemente pelas minhas veias. Não me sinto bem sendo mero espectador de uma causa ganha, mal direcionada e por isto, provavelmente perdida, mas também não permito que me usem para nada.

Recentemente postei um pequeno desabafo no blog “Cão que Fuma”, dizendo que estava de saco cheio desta situação chamada acordo, que ora se apresenta e, inclusive, relatei que não mais iria escrever nada sobre o assunto.
O pequeno trecho foi retirado de uma resposta que dei a uma colega, altamente colaboradora com todos nós.

O dia 21 de novembro de 2013, para mim foi o divisor de águas dos meus protestos. O continuar ou parar. Ou ter vergonha dos meus colegas, pelo que fazem a si mesmos, ou não ter.
Ao me retirar da Cinelândia naquela tarde, e a meu ver um local totalmente inadequado para nós da aviação, pois penso que o nosso lugar de protestar é no Santos Dumont, início de nossas vidas laborais na aviação, fui para casa literalmente embaixo da sola dos meus sapatos. 
Cada passo que dava doía mais o meu corpo e a minha alma sendo que as respostas  ao porquê num momento tão importante como agora e num universo enorme de pessoas, eu tinha encontrado exatamente nas 17 pessoas que lá estavam! Por quê?

Foi junto àquele pequeno grupo, ao olhar para os seus semblantes, ao conversar, ao propor umas duas ou três vezes, que tomássemos uma iniciativa mais forte de enfrentamento ao que o governo está fazendo conosco, que compreendi, de uma vez por todas, o quanto seria difícil continuar a lutar por uma causa sem seguidores.
As respostas são as mais variadas, mas eu sei, tenho a certeza, que a principal é o conformismo e o "conforto" de suas idades.

Eu sei que não somos um povo politizado, e que neste momento estamos entregues a um sistema que todo mundo sabe que não vai dar certo. O país se encontra numa situação triste pois gasta-se talvez o triplo do que se arrecada, e mesmo aquilo que entra, sai por caminhos pouquíssimos honestos.

Então, o que a maioria do nosso público interno não consegue divisar, olhar para o futuro, é que mesmo os parcos 8% que hoje recebem do Aerus, tem data e hora para acabar. E o que recebem do INSS, estará corroído em pouco tempo por uma inflação cada vez mais crescente.

Estamos às portas da época do Sarney, que foi quando a Varig começou a fazer água, porque é impossível  se trabalhar  com uma inflação naquele patamar.
Hoje, por exemplo, subiu a gasolina, que é o motor da inflação, há tempos escamoteada; o dólar já se encontra na perigosa muito próxima faixa dos R$ 3,00, e daí tudo para cima será num piscar de olhos.

O que dói, pelo menos àqueles mais intelectualizados, mais lúcidos, é saber que dispomos das armas, não sabemos utilizá-las e, o que é pior, não as queremos usar por estar acreditando em falsas lideranças pirotécnicas, que até agora foram simplesmente redundantes (Significa falta de variedade ou simplesmente repetição de coisas óbvias. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que conta a mesma história diversas vezes. Não muda o discurso, ou faz um discurso longo o que poderia ser reduzido. A redundância sobrecarrega a mensagem).

Somos legítimos portadores de três ações jurídicas, mais do que ganhas, e tanto o é que um determinado ministro do supremo pediu vista do processo ao perceber que a causa seria ganha naquele dia, e abertamente contra a lei que ele representa está "fora da lei" há 202 dias.
Esse homem está provocando um holocausto em nosso grupo com, por baixo, 20 mortes de colegas que deixaram as suas famílias em estado ainda pior do que antes, e o grupo continua vendo miragens num deserto árido e no "conforto" de suas idades, como se aposentadoria ou idade significasse algum tipo de impedimento.

Um outro homem, um desembargador, mantém sistematicamente sob sua guarda irresponsável a ação da Terceira Fonte, uma aberração jurídica fomentada pela União e contrária a todos os preceitos de legalidade.
Estes homens já deveriam ter sido enquadrados juridicamente como responsáveis por tantas mortes. E o que fizemos nós?

Dezembro chega daqui a  algumas horas, e eu venho avisando  com frequência de que chegaríamos até aqui  sem uma decisão, seja por omissão, abstenção, conformismo, covardia ou o que queiram chamar, baseados em um acordo que está sendo mal conduzido, técnica e intelectualmente, por ser de grande envergadura, e o governo já o percebeu usando de todas as chicanas possíveis para postergá-lo enquanto não tivermos uma reação forte.

A Cmra. Rosa Maria, voluntariamente se afastou, depois eu declarei não mais querer participar por não concordar com o andamento destas negociações, agora o Paulo Resende também declarou não mais querer continuar, enfim, uma a uma, pessoas importantes  nesta luta vão se afastando porque ninguém suporta mais lutar, sem ter adeptos a uma causa que é de todos.

O caminho das pedras foi exaustivamente mostrado, seja por escrito, seja por atitudes tomadas.
Cada um tem o seu livre arbítrio para continuar ou não e depende daquilo que almejam em suas vidas.
Por outro lado, acredito que a reação ainda pode ser possível e ao acontecer as pessoas que estão se afastando certamente irão voltar à luta.

Para finalizar e talvez este seja realmente o último dos meus textos, pois contra quem estamos lutando somente uma luta feroz e ao mesmo baixo nível deles é que conseguiremos receber o que nos é de direito. Caso contrário, tenham a certeza, jamais iremos receber um centavo, apenas mentiras  e mentiras e depender de um judiciário sobejamente conhecido por todos.
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 67, lutador acompanhado sempre, sozinho, nunca! 30-11-2013

Relacionados:

6 comentários:

  1. Zé, você, Rosa Maria e Paulo Resende estão cobertos de razão.
    Só Deus para nos livrar dessa chacina.
    OREMOS!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a tua explanação reflete uma realidade contundente. Se de um lado o Judiciário, ou melhor os juízes Joaquim Barbosa e Moreira Alves estão claramente obstando o andamento das ações que poderiam favorecer o Aerus, do outro lado está o "acordo" que não anda .Aliás ainda não cheguei a conclusão SE de fato a chefe do Executivo realmente ordenou aos seus subalternos que se consumasse tal acordo, dada a negligência e descaso como esses subordinados tem agido ou SE a presidente realmente manda alguma coisa nesse governo. Desconfio que a Eminência Parda representada por SERES MARINHOS continue a manipular as cordinhas.

    ResponderExcluir
  3. Jonathas
    José Manuel, faço coro contigo. Necessitamos sim, não mais de um gritinho ou de "miados" mas sim de verdadeiros URROS para que de fato sejam ouvidas as nossas queixas. Temos de escolher lugares mais apropriados para URRAR. E teremos de fazer com que nosso número cresça; portanto não desista porque você é uma peça vital dentro dessa engrenagem; você é um poder agregador; você é simbolo, você é LÍDER.
    Jonathas Filho

    ResponderExcluir
  4. Lamento sinceramente, que um soldado no front , e em plena artilharia abandone as fileiras.
    Mais ainda, quando este soldado tem uma importância estratégica .
    Sou ,e sempre serei admirador da garra do J MANUEL, mesmo que discorde de alguns gestos ,digamos, mais extremos dele. E discordo, por ver que o outro lado esta por demais insensível, para se preocupar, com uma vida a mais ou a menos.
    Este colega ,num gesto extremo, colocou sua vida em risco pela causa.
    Apesar da admiração que tenho pelo mesmo, acho que uma vida , deste calibre não pode ser descartada , e nem que seja apenas para aplauso da plebe, quero um herói vivo.
    Jamais mais um mártir !
    E um herói como este nai pode nos abandonar.
    Um homem que provou ser radical ,quando preciso , mas , ao que parece não transita bem pela politica.
    E, politica nos e exigida a todo momento!
    Mesmo quando repugnamos o ' trato politico ', o bem maior ,que é o sucesso da causa, justifica.
    Tudo na vida assim funciona! Infelizmente!
    E para o desespero dos puristas, temos que nos adaptar .
    Espero que J MANUEL, repense. Compreenda que, com algumas concessões , poderia ocupar uma liderança em nosso meio, e desista de desistir (?)!
    Independente de tudo você é um vencedor, e tem o meu respeito !
    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos, não acreditem em desistência do Manuel, pois isto jamais ocorrerá, apenas não cometerá a loucura de uma nova greve de fome, mas continuará colocando sua indignação para fora, pois se ficar só no seu pensamento irá passar mal com brutal indigestão. Bom descanso e um bom final de semana.
    Thomaz

    ResponderExcluir
  6. Prezados amigos e amigas, saudações.
    Por problemas de ordem pessoal, estou afastado das ruas, mas tudo se resolverá e voltarei.
    Postei no blog um artigo dobre a luta de vocês e repliquei no G+, no twitter e no face.
    Link:
    http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2013/12/a-luta-heroica-do-movimento-acordo-ja.html

    Coronel Paúl

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-