sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Uma explicação simples para a queda do desemprego

João Miranda
O divertido do debate económico em Portugal é que ele é quase sempre politicamente motivado pelo que as explicações para os fenómenos económicos são frequentemente aquelas que dão jeito politicamente. Já li várias explicações desse tipo para a queda do desemprego em dois trimestres consecutivos: é sazonal, é a decisão do TC, é a emigração, é o INE que só contabiliza os inscritos no centro de emprego [totalmente falso] … Um qualquer acidente ou imperfeição estatística gerou este resultado.
Eu tenho uma explicação mais simples que não envolve acidentes. Recorre antes à teoria económica mais básica e é interessante como os economistas que falm em públicos tendem a ignorar este tipo de explicação. É aliás a explicação padrão para uma descida sustentada do desemprego após uma recessão: o desemprego desce porque o preço do trabalho desceu. Quer as várias medidas tomadas pelo governo (redução de feriados, redução do custo das horas extra, redução das indemnizações, redução do direito a férias, redução do RSI, redução do valor e duração do subsídio de desemprego) quer a existência de uma grande população desempregada (muita da qual já perdeu o subsídio de desemprego) levaram à queda do preço do trabalho. Quando o preço do trabalho desce a procura sobe.
Note-se que atribuir a queda do desemprego ao crescimento da economia inverte a ordem dos factores. Não é o crescimento que causa a baixa do desemprego, é a baixa do preço do trabalho que torna a economia mais competitiva e causa crescimento e baixa o desemprego (há obviamente outros factores que explicam o crescimento como referi aqui).
Título e Texto: João Miranda, Blasfémias, 08-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-