quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Paulo Macedo, da Saúde: o próximo alvo a abater!

Miguel Macedo, ministro da Saúde
Salvar o SNS - o Estado só vai pagar medicamentos que curem

Luis Moreira

Partilhar o risco com quem vende o medicamento. Este sistema permite dar resposta aos elevados preços dos medicamentos que aparecem no mercado rotulados como inovadores. Medicamentos para a Hepatite C (apareceram agora uns quantos) e para o cancro. Deixa de haver aquela conversa do "racionamento", da autorização tardia e outros esquemas com vista a vender medicamentos que ainda não provaram.

Com este modelo, há uma clara poupança para os cofres do Estado, pois antes das negociações estava previsto que o Ministério da Saúde gastasse 30 milhões de euros nos tratamentos. Ou seja, em vez de pagar 27 mil euros anuais por cada doente com hepatite C, o Governo vai assim gastar 15 mil euros.

Claro que nos países mais evoluídos há muito que existe esta prática. Com vinte anos de atraso e respectivos custos, chegou enfim a Portugal uma política do medicamento com inegáveis vantagens para o doente e para o bolso do contribuinte. É preciso recordar que os "genéricos" impuseram-se há bem pouco tempo depois de uma guerra com os clínicos. As centrais de compras nos hospitais poupam milhões ao SNS e à indústria.

Só com uma atitude de mudança e muita persistência é que é possível levar de vencida as corporações que se alimentam do orçamento do Estado.
Texto: Luis Moreira, Banda Larga, 30-01-2014, às 02:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-