terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os aposentados pelo INSS, no Exterior, não conseguiriam também meia centena?

Acabo de ler esta manchete no portal do jornal “Público”. E, de imediato, me lembrei dos aposentados pelo INSS residentes em Lisboa e arredores: não conseguiríamos reunir meia centena de prejudicados?

Ucranianos manifestam-se frente à embaixada da Rússia em Lisboa
Protesto juntou meia centena de ucranianos em apoio ao movimento de contestação no país.

Cerca de meia centena de cidadãos ucranianos manifestaram-se hoje em frente à embaixada da Rússia em Lisboa, para demonstrarem apoio ao movimento de contestação no país e apelar à solidariedade do povo russo.
()

(Opinião pessoal: a mídia portuguesa é bastante generosa na divulgação de manifestações; já assisti a uma matéria sobre uma manifestação em Famalicão que reunia… 14 pessoas… Ok, ok, mas nada nos garante que a nossa manifestação, no Largo Camões, recebesse a mesma simpatia e generosidade dessa generosa imprensa, eu sei, eu sei...)
Mas, se alguém estiver a fim de ir até ao Largo Camões, me dê um toque, por favor. Seremos dois, só, não importa!



Relacionados:

10 comentários:

  1. Viu no final da matéria do "Público" o link do blogue? Devagarinho, devagarinho...

    ResponderExcluir
  2. 188 'manifestantes'!
    Obrigado!

    Quem quer ir ao Largo Camões?

    ResponderExcluir
  3. Podem contar comigo.
    Dilma Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Venho solicitando inúmeros esclarecimentos à Agência de Segurança Social de São Paulo, nada informam, além dos sucessivos erros nos calculos que vimos detectando.

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei 32 anos na Varig.
    Descontei para o Instituto AERUS de Seguridade Social (previdência complementar privada) desde a sua fundação, em 1983. Descontei mensalmente durante 20 anos!

    Em abril de 2006, depois de muitas trapalhadas entre a patrocinadora e o Instituto – foram 21 renegociações (ou repactuações) da dívida, TODAS autorizadas pelo órgão FEDERAL responsável pela supervisão e fiscalização das entidades fechadas de previdência complementar), o governo federal decidiu intervir para liquidar.

    As poupanças daqueles que estavam na ativa esfumaram-se.

    Os benefícios mensais dos assistidos foram reduzidos em até 92%!!

    O órgão FEDERAL supervisor e fiscalizador das entidades fechadas de previdência complementar até hoje – vai fazer OITO anos! – está assobiando para o lado… e cumprindo à risca a máxima do seu anterior chefe, Lula da Silva: nada vi, nada sei, nada escutei.

    Ora, como é fácil de deduzir, a vida tornou-se difícil para a grande maioria desses trabalhadores. Se alguns conseguiram colocação, no Brasil ou no Exterior, se alguns tinham uma boa situação econômico-financeira suficiente para aguentar o tranco, uma grande parte não conseguiu recolocação e o seu pé-de-meia foi, justamente, as contribuições – poupança – para o Aerus. Era com isso que eles contavam. De repente tudo desmoronou…

    Pessoalmente, graças a Deus, a minha família pôde me ajudar. Mudei-me então para Portugal em fevereiro de 2010.

    Recebo por via legal e oficial (convênio internacional Brasil/Portugal) o meu benefício mensal do Instituto Nacional de Previdência Social. Há uns meses notei uma diminuição no valor mensal. Atribuí, bestamente, à desvalorização do Real frente ao Euro. Até que numa noite de sábado eu soube da triste verdade: aposentados pelo INSS residentes no Exterior são garfados, sim, a expressão é mesmo esta, em vinte e cinco por cento dos seus vencimentos. Entenda, generoso leitor, esse desconto é só para quem mora fora do Brasil!! Uma discriminação inexplicável e iníqua.

    Jim Pereira, ex-trabalhador Varig, aposentado INSS e desgraçado pelo Aerus. Massamá/Queluz, Portugal, 28 de novembro de 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jim, esta legislação vem bem de antes. É certamente indiguinante. A alíquota para não residentes é alta, discrimina o cidadão brasiliero em função do seu domicílio fiscal. Antes, acho eu era 15% depois subiu. Moro no exterior há anos, sou pensionista. No meu caso, tem sido de terror. Fiz a Saída Definitiva do país de de lá pra cá só tive dor de cabeça. O INSS deve ter começado a cobrar a partir do recadastramento e da declaração do beneficiário. O pior ainda seria que quisessem cobrar retroativo, o fisco pode o fazer até 5 anos... Fico indignada! Brasileiro deveria continuar sendo brasileiro, independentemente de onde more!

      Excluir
  6. 208 manifestantes virtuais!
    Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  7. Vera Silva commented on the campaign to Não à tributacão de 25% sobre Aposentadorias de Brasileiros :


    "Sou aposentada e não tenho isenção do imposto de renda. Não concordo com mais essa agressão do nosso governo.
    Que tirem dos políticos ladrões!!"

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-