quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Recrudesce, com força, a ação do governo colombiano contra as FARC

Acampamento guerrilheiro é bombardeado e o número de membros mortos das FARC já chega a quatorze.
Francisco Vianna

Soldados colombianos mantêm sob custódia os corpos dos guerrilheiros das FARC coletados no local do bombardeio das FFAA colombianas em Arauco, próximo à fronteira com a Venezuela. Foto: AFP/Getty Images
A agência de notícias espanhola, EFE, divulgou hoje que as FFAA da Colômbia já têm em seu poder 14 cadáveres de guerrilheiros das FARC mortos num bombardeio militar no domingo último no Estado de Arauca, a leste da Colômbia e fronteiriço à Venezuela. O anúncio foi feito pelo General Comandante Leonardo Barrera, quando explicou que os trabalhos de recuperação de mortos continuam a ser feitos na área. Houve apenas um ferido e outro que se entregou às forças militares.

Um dos helicópteros que procederam ao bombardeio foi atingido por tiros disparados do solo, mas que estes não foram suficientes para fazer a aeronave cair.

Ainda segundo o General Barrera, os guerrilheiros pertenciam à “coluna móvel Alfonso Castellanos” das FARC e foram surpreendidos quando se preparavam para atacar uma área rural de Tame “com uma ação de fogo indiscriminada contra a população civil de Puerto Rondón, com armas artesanais de artilharia”.

Contingentes da Aeronáutica, da Força Tarefa Quirón da Oitava Divisão e da Aviação do Exército participaram do bombardeio do acampamento guerrilheiro, sobre o qual foram informados pela inteligência militar e por habitantes da área. O líder da coluna, um tal de “Franklin”, pode ter fugido para a Venezuela, levando os discos rígidos de seu computador. O bandidão chefe tem sido responsabilizado por diversos atentados “contra a população civil, contra as instalações de infraestrutura econômica do Estado de Arauca e contra a Polícia local”, entre esses a emboscada que, em agosto último, matou 14 soldados.

Segundo um relato do Comando Geral das FFAA, nos primeiros 20 dias de 2014 foram mortos em ação 13 guerrilheiros das FARC, do ELN e outros três foram presos, ao passo que em todo o país morreram um total de 18 e um total de 40 foi capturado.

Este é o primeiro grande revés sofrido pelas FARC depois que ambos os lados deram por encerrada a trégua unilateral de um mês que o governo estabeleceu por causa das festas natalinas.
Título e Texto: Francisco Vianna, (da mídia internacional), 22-01-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-