sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Os dois semblantes

José Manuel
Se você quer ver uma imagem emblemática, mas que já era sobejamente conhecida de todos nós há pelo menos 10 anos, menos pelo Excelentíssimo Ministro presidente do STF, clique neste endereço.

Pois é, a reportagem não é minha, a foto tampouco, mas a imagem que vemos é a nossa imagem refletida num hipotético espelho, quando o Excelentíssimo Ministro, solicitou vista de processo, logo após o voto favorável da relatora do mesmo, e que inexplicavelmente aguarda a sua boa vontade em colocá-lo em pauta novamente, para julgamento.
A IMAGEM DA DERROTA:

Foto: Bruno Spada/UOL
A foto realmente fala por si, ou seja, mostra a derrota de um e a vitória da "maioria de circunstância", segundo suas palavras, com um sorriso da tal maioria de um perfeito viés de vitória ameaçadora.

Pela segunda vez e pelas mãos do mesmo Excelentíssimo Ministro, perdemos nós do AERUS, perdeu a Nação, e perderam os seus cidadãos, ao ser lançado  "por terra todo um trabalho minucioso", segundo também suas palavras.

Não foi só isso que se perdeu Senhor Ministro, foram também milhares de Reais, para custear um julgamento que se arrasta há meses e deixa toda uma sociedade em estado de ansiedade pelo sentimento do clamor de uma justiça tão almejada. Foi a crença de que alguma coisa boa estava acontecendo, foi a crença do renascimento de uma nova moral em nossa sociedade.

Foi a esperança de milhares de idosos do AERUS, ao terem as suas vidas abreviadas ou perdidas. Tudo "lançado por terra", não é, Ministro?
O Excelentíssimo Ministro alertou, mas não traduziu. O que é o "primeiro passo"?

Todos nós sabíamos, mas não queríamos acreditar no que poderia acontecer, porque afinal isso estava escrito  "nas estrelas", e o script não iria ser mudado sequer numa lauda.
Ou será que estamos equivocados?

Os novos velhos vencedores são os mesmos que assassinaram uma das melhores empresas que o País já teve, jogando milhares de famílias no esgoto e que agora também jogam a instituição maior pelo mesmo ralo.
Como é que o Excelentíssimo Ministro não percebeu que o Cirque du Soleil, havia sido levado a Brasília?

Segundo um colega seu de toga e decano da corte: "A maior farsa da historia política brasileira residiu, isso sim, nos comportamentos moralmente desprezíveis, cinicamente transgressores da ética republicana de delinquentes travestidos então da condição de altos dirigentes governamentais políticos e partidários, que fraudaram despudoradamente os cidadãos dignos de nosso país". 

E nós, do AERUS, não somos cidadãos dignos do nosso País, Ministro?

E o espetáculo custou caro a toda uma sociedade despreparada politicamente, que ainda acredita ser possível viver em um País do futuro.
Desde que passei à fase moral, e já lá se vão muitas décadas, escuto que nós somos o País do futuro, e agora acredito piamente que o futuro aqui é e sempre será sempre deles, os vencedores, ou seja aqueles que  pisam no passado, estragam o presente e vilipendiam o futuro de uma Nação, e o que é é pior, com o aval da Corte Maior.

A minha derrota, Ministro, está estampada em meu espelho, como uma marca holográfica, e para me lembrar todas as manhãs, daquele dia em que o Senhor Excelentíssimo Ministro solicitou vista no processo de defasagem tarifária da VARIG, colocando uma pá de cal em meu túmulo, breve.

Apesar de tudo, o meu semblante continua o mesmo após 8 anos e com ele já me acostumei, pois o País do futuro arbitrário assim o exige. O seu, Excelentíssimo Ministro, não é mais o mesmo que eu vi quando me imolava naquele chão frio do aeroporto. Lembra?
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, com o mesmo semblante, 28-02-2014

Relacionados:
Ministro prolonga o tormento de milhares de famílias...

Um comentário:

  1. Paulo D.M. Contreiras14 de março de 2014 às 20:02

    Parabéns José Manuel : Não há nada mais o que dizer sobre o seu artigo, assino em baixo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-