segunda-feira, 31 de março de 2014

Cumprimentos, General!

Luiz Carlos Prates
A televisão estava ligada, perdão, o televisor estava ligado e cinco pessoas assistiam a uma entrevista do general Newton Cruz, um dos homens fortes do governo militar brasileiro. Silêncio na sala. Num momento, falando de seus valores pessoais, o general disse – “Prefiro manter um compromisso moral a um compromisso legal”. Achei a frase preciosa. Mas alguém na sala fez uma observação: – Isso é frase típica de velho!

O que significa frase típica de velho? Não perguntei, fique na minha mas ouso responder: para os estúpidos, os velhos são apegados a moralismos, a valores antiquados, a conservadorismos fora de moda etc etc. Para mim, quem pensa assim é um refinado estúpido. Vamos por partes.

Ainda ontem li num jornal um Dr. Fulaninho – sociólogo – metido a sebo – falando mal dos moralistas. Veja bem a estupidez do lacaio. O que é moral? Basicamente um conjunto de princípios da melhor dignidade humana, é brio, respeito a valores, honestidade, enfim. E será que esses valores, indispensáveis à ordem social, são deletérios ao ponto de alguém que os defende ser chamado de “moralista”? Ora bolas, hipócritas de uma figa!

Volta e meia ouço um parvo de boca suja falando mal dos princípios de ordem moral como se eles fossem funestos à vida humana à ordem e ao progresso…

Mas hoje é assim, quando alguém bate o pé por valores ou é chamado de velho ou de reacionário, das elites, da direita; ah, eu queria esses pilantras na minha delegacia, ah, se queria! Eles pediriam – pelas frestas de alguma janela – que alguém bom, de “moral”, os ajudassem.

E tem mais, este país só terá “algum” futuro se as famílias e todas as escolas alicerçarem a educação sobre os princípios da Educação Moral e Cívica.

General, o senhor disse bem, é coisa de pessoa íntegra preferir os compromissos morais aos legais. Cumprimentos.
Título e Texto: Luiz Carlos Prates, Prates no SBT, 31-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-